Olá a todos! Há umas atrás fizemos o segundo trilho do ano. Devido ao facto de estarmos tanto tempo fechados e com o bom tempo à espreita, foi hora para ir então para a Natureza. O Trilho da Ladeira da Velha foi o destino.
Por exemplo, este é um trilho cujo arranque pode ser feito mesmo em frente à entrada da Praia dos Moinhos, no Porto Formoso ou então, um pouco mais à frente se seguirmos na estrada. Depende do que optarem por fazer.
Como começamos pela entrada mais afastada da praia que mencionei acima, foi possível começarmos logo no início com as vistas para a orla marítima daquela península da Ladeira da Velha, com vários miradouros.
Acima de tudo, vão encontrar magníficas vistas (que tivemos sorte por o tempo ter ajudado – estava bastante sol!!), mas também vão poder ver ruínas da casa de banhos da Ladeira da Velha, bem como um tanque de banhos, junto ao mar, mas com água férrea e aquecida devido a fontes termais!
Depois destas ruínas, também irão encontrar cascatas, no caso, a Cascata da Ribeira do Limbo.
Por isso, para os mais inexperientes em trilhos, preparem-se porque o trilho tem muitas subidas e descidas, algumas delas com alguma dificuldade. É um trilho de nível Médio, com 7Kms, Circular, com duração prevista de 2h30.
No final e, se forem pela estrada regional (SCUT), vão poder fazer um pequeno desvio onde tem uma placa com “Ladeira da Velha”. Se forem a esse local, já ficam a saber que vão encontrar um monumento em homenagem à Guerra dos Irmãos, ou Guerra Miguelista ou Guerras Liberais, entre os irmãos D. Pedro e D. Miguel (liberais e absolutistas, respectivamente).
Por isso, para mim é um monumento com história para mim, porque, nos tempos do meu 7º ano escolar, em História, lembro-me na altura, de o meu professor falar neste monumento e senti-me “especial” na turma porque era o único que conhecia o monumento e então aí, também fiquei a saber o que significava.
Em conclusão do artigo, partilho abaixo uma fotografia do respectivo monumento.
Ah! E antes que me esqueça, os artigos e fotografias da Islândia estão a ser preparados! Muitas fotos para editar/seleccionar. No entretanto, podem ir vendo os que já partilhei aqui.
Fontes:
Trilho Ladeira da Velha – Ribeira Grande
Guerra Civil Portuguesa / Batalha entre os irmãos
Ilhoa – modelo em 3 das fotografias
Fernando Rozano says
A trilha é maravilhosa e tua fotografia traz belo registro do lugar, que é um verdadeiro incentivo para conhecer. A trilha, bom, essa fica só na vontade, hoje não consigo fazer, falta muita para a recuperação física ser ótima. Belo post, Nuno. Grande abraço.
NunoFranca says
Muito obrigado, Fernando!
É fantástica! Nada fácil fisicamente, no dia seguinte estava a ressentir-me dos músculos, mas valeu pelas fotografias e paisagens vistas.
Vou ver se, no próximo fim-de-semana partilho mais fotografias de outro trilho que no entretanto fiz este fim-de-semana. 😀
Grande abraço!
Que saudades de fazer passeios nos Açores!
Bonitas fotos!
Muito obrigado, Dulce!
É um paraíso, não é?! 🙂
Muito bom, Nuno.
Muito obrigado!
É um trilho para você fazer quando cá voltar! 🙂
Nuno, que delícia de post, como belas fotografias e um texto que dá vontade da gente saber mais… Saudades imensas de Portugal! Grande abraço para ti desde o Brasil.
Muito obrigado pelo elogio, Bea.
Fico muito contente por teres gostado de ler o artigo e as fotografias.
Abraço dos Açores aí para o Brasil 🙂
Espetacular!
Muito obrigado! 😀