Dunkirk, ou em Português, Dunquerque, é um filme sobre uma batalha histórica que decorreu no início da Segunda Guerra Mundial, 1940, Dunquerque, em França. Assim, deixo-vos hoje um artigo a falar sobre o filme, Dunkirk / Dunquerque (review).
Retrata os planos de regresso das tropas aliadas (Bélgica, Britânicos e França) da cidade Dunquerque, que são surpreendidas pelas tropas alemãs que impedem a operação com vários bombardeamentos.
O filme foi realizado pelo grande, grande Christopher Nolan. Outro filme que me surpreendeu imenso e já vi várias vezes, foi Inception (A Origem). primeira vez.
E, uma vez mais, Christopher Nolan (realizador) e Hans Zimmer (compositor) acabam por ter um filme estupendo, onde as emoções andam à flor da pele.
A banda sonora do filme é genial. Há momentos em que ficamos super ansiosos, ou porque há alguém em risco de levar com uma bomba, com uma bala, de morrer afogado…
E, tudo isto é possível fruto do trabalho do compositor alemão. É incrível!!
A Fotografia do filme também está muito bem conseguida, com planos que fazem com que nos sintamos no filme, como a fase inicial dos bombardeamentos, a título de exemplo.
Mas há muitos mais exemplos disto durante todo o filme.
O filme foi nomeado para vários Óscares e, apesar de não ter ganho em todas elas, venceu 3:
- Mistura de som;
- Edição de som;
- Montagem.
O filme conta com alguns actores conhecidos, que dão conta dos respectivos papéis. Foram buscar actores a Inglaterra, França, dando, na minha opinião, ainda mais credibilidade aos sotaques de cada uma das nacionalidades, algo que aprecio muito.
Portanto, se gostam deste tipo de filmes, de guerra, aproveitem para apreciar este belíssimo filme, pois não se vão arrepender!
Se tiverem oportunidade, aproveitem para utilizar headphones como os meus (aqui), para usufruirem dos magníficos efeitos sonoros do filme!

Fontes:
Mais sobre a história da batalha aqui
[…] (actualização em 2020, depois de ver o filme Dunkirk) […]