Olá pessoal! Hoje venho para o artigo Dicas de Fotografia – 5. No fim-de-semana passado estive de mini-férias, pelo que não foi possível fazer o artigo. E é muito difícil ter tempo durante a semana para escrever.
Esta quarta-feira passada comemorou-se o Dia Mundial da Fotografia (podes ver o artigo que partilhei aqui).
E hoje, venho falar de um termo que é importante na fotografia, que não é nada mais nada menos que a Profundidade de Campo.
Se não se lembram do que falei no artigo 2 com dicas, clica aqui. Falei por lá na variável Diafragma.
Além de fazer o que mencionei no artigo 2, a abertura ou fecho do diafragma. Este é composto por lâminas sobrepostas que se abrem ou fecham consoante a luz que queremos.
E, neste jogo de abrir ou fechar o diafragma, altera-se a Profundidade de Campo. E o que é isto?!
Simples! Não é nada mais nada menos que o efeito que causamos na fotografia ao termos objectos mais ou menos nítidos à medida que a distância focal aumenta.
Quanto mais decidirmos fechar o diafragma – que é medido em “f” ou “f-stop” – a luz que entra é menor (porque o diafragma fecha-se), mas a profundidade de campo (nitidez) é maior!
Se, ao contrário, abrirmos o diafragma (número de f-stop mais próximo de 0), a luz é maior, mas, em contrapartida, a profundidade vai ser muito baixa.
As medições padrão de f-stop são: 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45
Claro que, se modificares esta variável (e tal como mencionei no artigo 2 com as dicas), vais ter de manipular as outras variáveis. Neste caso mais em concreto, a velocidade do obturador. Mas vê lá o outro artigo.
Além disso, depende sempre da lente, pois há vários tipos de lentes com diversas escalas de f-stop.
Em que tipo de fotografias se usa este tipo de técnica?
Para fotografias de Macro (que irei explicar noutro artigo) e Retrato, é utilizada pouca profundidade de campo (valores de f baixos).
Para fotografias de Paisagem, é precisamente o oposto, pois queremos, geralmente, mostrar a paisagem toda bem definida (valores de f elevados).
Abaixo deixo-vos com 3 fotografias da minha máquina com o exemplo do diafragma aberto, semi-aberto e fechado.
Por esta semana fico por aqui, com Dicas de Fotografia – 5. Podes seguir os links abaixo para mais artigos.
Espero por ti na próxima semana!
E se quiserem apoiar-me no Patreon, para que possa criar mais conteúdo e ajudar na manutenção deste blogue, sigam-me por lá. Qualquer contributo é positivo!
Fontes:
Fotografia de destaque de Alejandro Luengo
Parte 3 de Dicas de Fotografia
Parte 4 com Dicas de Fotografia.
[…] Dicas de Fotografia – 5 […]