Olá pessoal! Numa altura em que passaram 13º anos do desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann no Algarve, decidimos ver o documentário da Netflix. Hoje, escrevo The Disappearance of Madeleine McCann (review).
A família inglesa e um grupo de amigos estava de férias no Algarve. O habitual era jantarem e deixarem as crianças em casa a dormir, sendo que iam fazendo visitas de rotina aos apartamentos.
Acontece que, a data altura da noite, a criança de 3 anos tinha desaparecido sem deixar rasto. Pois bem… e até hoje, ninguém sabe o paradeiro da menina, Madeleine McCann.
Muitas teorias surgiram sobre o desaparecimento da criança. Nenhuma, até ao momento, confirmou o que realmente aconteceu.
Sobre o documentário, da Netflix, temos várias pessoas que conduziram / cobriram o caso, jornalistas de investigação, chefes de investigação, investigadores privados, etc…
Gonçalo Amaral, inspector da Polícia Judiciária (na altura), muito criticado por conduzir mal o caso, por ter lançado um livro onde acusava os pais (sem provas concretas)…
Os pais, Kate McCann e Gerry McCann, ambos médicos de profissão, também foram suspeitos no caso, a possibilidade de terem morto acidentalmente a menina. Vestígios de sangue encontrados no apartamento. Também não se sabe o seu envolvimento no caso…
Mas uma coisa é certa, vão ficar com a culpa da negligência, pelo menos, por terem deixado crianças sozinhas em casa sem qualquer segurança…
E o resto? Bem… temos também uma jornalista que acompanhou o caso em Portugal, a Sandra Felgueiras, que também se sentiu enganada por Gonçalo Amaral.
O inspector só via uma solução simples para o caso: culpabilização dos pais, mesmo não havendo provas concretas.
Mas as guerras ao longo destes anos, entre a Polícia Portuguesa e Inglesa, dos Media também, de ambos os países… vão continuar…
É um documentário que, para quem na altura não teve tempo ou, simplesmente, paciência para acompanhar (porque o mediatismo foi gigante), a série mostra muita coisa que não sabíamos.
Embora, lá está, não nos dê resposta, pode retirar-nos muitas dúvidas e deixar com outras tantas sobre o que realmente aconteceu…
Mas uma coisa é certa, hoje, não sabemos ainda o que se passou naquela noite…
Vale a pena ver o documentário The Disappearance of Madeleine McCann.
Fontes:
The Disappearance of Madeleine McCann – IMDB
Johanna Bradley says
I’ve not been to Praia de Luz since Maddie disappeared. We were there on a day trip in the May of that year and thought it a beautiful bay, but in all that has transpired since it has been too sad to go back. Too late now for a happy ending.
NunoFranca says
Indeed, Johanna. It should have been a nightmare, even for those who had nothing to do with that case and were there in that year/month. Vacations that many people won’t forget.
Thank you for your feedback. 🙂