Olá a todos! Estou um ano mais velhinho, 35! E, como o nosso lema é aproveitar as ocasiões especiais. E significou um jantar especial. Õtaka – sabe bem voltar!
Já fomos 3 vezes ao restaurante (contando com esta, mas sem contar com um takeaway que fizemos depois desta pandemia ter aparecido).
E, se após uma ida ao restaurante o nosso pensamento foi logo de que teríamos de lá voltar pela qualidade, o que não esperávamos (e em muitos casos isto não acontece) era sermos surpreendidos novamente. A equipa do Õtaka é perita nisso!
E voltou a acontecer: surpreendidos pela positiva!
Na primeira vez (podes ler o artigo aqui) fiquei fascinado por ter sido uma experiência gastronómica diferente.
Na segunda vez (podes ler aqui também), aumentamos a fasquia e fomos para um menu maior (naturalmente, um pouco mais caro), mas ainda melhor e surpreendente.
Desta vez, dia 18 de Novembro, voltamos lá, mas ainda não tivemos coragem (estômago) para avançar para o menu maior (sim, bem maior). Já estipulamos, que quando formos para o Menu Experiência, temos que ir de estômago vazio. 🤣
Mas, falando então desta vez, fomos então para o Menu Õtaka, com 6 pratos (sendo que há dois pratos principais à escolha).

Nigiri Crocante e Tártaro de Atum: “bolo” de arroz crocante, com tártaro de atum, com um toque picante. É delicioso! 😍
E eu sou aquele que detesta comida picante!
Portanto, este primeiro prato é mesmo um aperitivo para aquilo que ali vem…

Sashimi de Peixe Branco, Miso Seco e Yuzu: peixe branco, que ajuda a “refrescar” depois do arranque com o nigiri crocante e picante. Também muitíssimo bom!

Tataki Salmão, Molho de Mostarda e Miso: um prato divinal! O salmão, por si só, é fantástico quando bem cozinhado, mas os pratos apresentados pelo Õtaka são mesmo divinais! O molho apresentado é qualquer coisa…😍
Não vou dizer que foi o meu favorito… só porque foram todos magníficos.

Tempura de Camarão e Maionese Picante Yusu: lembram-se da conversa acima acerca do picante? Este deve ser o mais picante (para mim) de todos os pratos apresentados. Mas é outro que tal, fabuloso!!!
(já viram como é difícil escolher o meu favorito?)

Cada um é melhor do que o anterior… e é por estas e por outras…
Fraldinha de vaca velha, legumes, creme de couve flor assada e teriyaki de Isabella: se calhar, o prato que menos gostei (e foi só a carne)… Porque, tudo o resto, é divinal! Mas, se calhar, faltou-me algo – molhar a carne nos molhos (pois só molhei os acompanhamentos).
Portanto, mea culpa! 😜
É acompanhado por cogumelos também, super, super bons!

Raia em manteiga noisette, legumes, creme de batata doce e molho chilli shiso: já tínhamos comido a raia na outra visita ao restaurante, mas desta vez, veio acompanhada de forma diferente.
É um prato brutal. O acompanhamento é fabuloso também, o creme de batata doce estava incrivelmente bom. O molho picante, neste caso, já não provei muito, mas foi o pouco que já “banhava” a raia.

Cheesecake e Sorbet de Maracujá: aqueles que me conhecem, sabem o quão guloso sou…
E, no momento em que nos entregaram a sobremesa, a conversa foi para misturar tudo para ter a fusão de sabores. E, assim foi… foi mesmo daquelas coisas que não se esquece o sabor! Que magnífica mistura!
No final, depois deste “esmagar” da sobremesa com a colher para misturar tudo, fez-se o click, que tinha faltado isto no prato da carne (porque fi-lo em todos os outros, menos naquele!).

Resumindo:
… e é mesmo por estas e por outras…
… que volto a dizer que este é o melhor restaurante na ilha de São Miguel!
Das três idas ao restaurante (2018, 2019, 2020), todas elas foram divinais e, o mais importante mesmo, foi que cada uma superou as expectativas… conseguem sempre surpreender!
Acho que é isto que faz a diferença!
(aliás, um cliente que lá estava também deu os parabéns ao Chef, mencionando aquilo que disse aqui: “estava tudo divinal!”)
Já estou a matutar quando será a próxima ida ao restaurante! Por mim, se a carteira permitisse, ia lá uma vez por mês.😃
Por isso digo: Õtaka – sabe bem voltar!
Parabéns uma vez mais a esta magnífica equipa! Que nos proporcionem experiências como estas durante muitos anos!
Obrigado pelas palavras, e sempre gratificante 🙂
Até uma próxima oportunidade!
Cumprimentos
José Pereira Õtaka
Muito obrigado nós, José / Anne.
Aquilo que vocês fazem é incrível.
Até à próxima.
Cumprimentos,
Nuno
Olá Nuno. Parabéns pelo teu aniversário. 35 anos é uma boa chegada na vida. Que tenhas mais 35 e ainda mais depois. Quero dizer, uma longa vida cheia de saúde, alegria, aventuras e acima de tudo, boa gastronomia. Abraços, Emanuel
Muito obrigado pelos votos, Emanuel.
Que venham mais experiências como esta.
Abraço
Parabéns pelo aniversário e pelo prazer que foi esse desfile gastronómico.~
Não sei onde fica o restaurante, mas deu para encher o olho com esse menu.
Muito obrigado, Carlos!
É muito simples encontrá-lo, fica na mesma rua do famoso Cantinho dos Anjos (o link para o mapa está no final do artigo).
Abraço
Parabéns Nuno, pelo aniversário e pelas fotos (são de ficar a salivar).
Abraço
Muito obrigado, Miguel!
É mesmo! De aproveitar se vier cá a São Miguel.
Abraço