Bom tarde a todos!
Como é sabido (sobretudo por aqueles que me conhecem), sou fã incondicional do Chef Ljubomir Stanisic (pela sua história de vida, pela sua forma de estar na vida – frontal, pelo seu sucesso, sem nunca esquecer que também esteve na “merda” como refere muitas vezes).
Uma grande pessoa, por quem tenho uma enorme admiração! A última vez que passei por Lisboa, entrei no 100 Maneiras para ver o espaço e tive a sorte de ver o Chef na sua cozinha mais o seu staff.
Não passou disto, até porque naquele dia não era ideia parar para comer por lá (embora esteja na lista para tal num futuro próximo).
Recentemente abriu cá em São Miguel o Líquen by Ljubomir Stanisic, no mesmo espaço do já existente Furnas Lake Forest Living Hotel.
Desde o dia em que ouvi que ia abrir o restaurante cá na ilha, meti na ideia que, em breve, iria ter uma experiência gastronómica neste espaço.
Ontem foi o dia!
Apesar de celebrar o meu aniversário hoje, 18 de Novembro, o jantar ficou marcado para o dia de ontem, dado que o restaurante está fechado à Segunda-feira e, assim, ficaria mais ajustado ser para a véspera.
Assim, a minha cara-metade reservou com algumas semanas de antecedência para que pudéssemos ter este dia para nós.
E, nada melhor que chegar ao espaço e, ao fim de alguns minutos, deparar-me com o Chef Ljubomir, já sem a jaleca porque estava de saída, mas teve a simpatia de nos vir cumprimentar e desejar um bom jantar.
O espaço, todo muito bem decorado, também com o cunho pessoal do Chef, muito acolhedor, com líquenes a fazer parte da decoração (daí o nome).
Chegado o momento de escolher os pratos, foi-nos apresentada a ementa. Optamos por:
- Na mesa (manteigas do oceano e da agrofloresta, patê de fígado de vaca, pães daqui) – umas queijadas para abrir, com o famoso bolo lêvedo, quente e estaladiço, com um conjunto interessante de manteigas, em que gostei particularmente da ma que tinha uma pequena dose de álcool, algo que nunca tinha experimentado num condimento como a manteiga. Fantástica forma de abrir o jantar.
- Rissol de lapas (recheio de lapas e ervas da agrofloresta, toque picante) – eu que não gosto de coisas picantes, até gostei bastante do rissol, valeu mesmo a pena a escolha!
- Coração selvagem V (queijo do Faial queimado, sweet chilli, mel da quinta com ervas da horta e frutos secos) – Simplesmente espectacular! Uma mistura possível de vários sabores e, o toque de mel com ervas da horta, ui… muitíssimo bom!!!
- Lapas com ganas (lapas grelhadas com molho de manteiga e maracujá) – Lapas, aquilo que quase toda a gente quer experimentar quando vem aos Açores… Eu, que já não comia lapas desde criança, achei este prato divinal! Um molho confeccionado pelo Chef. Recomendo totalmente! “Quero mais!!” – Foi a minha reacção quando retirei a última lapa!
- Operação Tentáculo (polvo com mel e especiarias, puré de inhame, óleo de folhas de inhame) – Sobre este prato, já tinha ouvido falar bem e mal, sobretudo pela quantidade/preço. Vieram dois tentáculos grandes, muito bem temperados e, sobretudo, quando se come polvo, muito tenros, portanto, vieram no ponto! Adorei os sabores e a forma como o prato vem apresentado! Estamos a falar de comida gourmet, mas as quantidades eram suficientes tendo em conta o tipo de experiência – vários pratos, vários sabores, portanto, perfeitamente normal e aceitável. Fantástico!
- Vaca & cia. (tataki das nossas vacas, ovo a baixa temperatura, salteado de cogumelos e fígados da dita, espinafres frescos do nosso talhão) – Foi o prato que só decidimos após a chegada do prato acima mencionado… porque não sabíamos se íamos conseguir ter espaço para mais pratos. Assim, optamos por ir para um único prato de carne. E, confesso, foi o prato que não gostei tanto. Talvez por ser carne e estarmos já no final do jantar, o estômago já não aceitou tão bem a carne como os restantes.
- Pão-de-ló da Gorreana V (banana flamejada com aguardente vínica açoriana, espuma de hortelã) – Sobremesa espectacular! Uma vez mais, muito boa apresentação e muito saborosa! Um pão-de-ló diferente, para mais tarde voltar a experienciar.
-
Na mesa
-
Rissol de lapas
-
Coração selvagem V
-
Lapas com ganas
-
Operação Tentáculo
-
Vaca & cia.

Em relação ao atendimento, foi impecável! Se dúvidas existissem acerca dos pratos, o staff estava sempre pronto para responder.
Fiquem abaixo com alguns detalhes da decoração.

Decoração da mesa

Detalhes do restaurante

Livros do Chef

Detalhes do restaurante

Cardápio

Detalhes

Líquenes
Assim, o Chef que vemos na TV, com o mais recente programa Pesadelo na Cozinha, a demonstrar um nível de exigência tal, com intuito de ajudar proprietários de restaurantes um pouco por todo o país, é exigente consigo próprio e com todo o seu staff, o que seria de esperar, tal foi o sucesso que atingiu nos últimos anos. Lá está, o restaurante está ali para que se proporcione ao cliente uma experiência gastronómica de outro mundo.
Chef Ljubomir, está de parabéns pelo conceito!!
Recomendo muito o restaurante!
Agora a vontade ficou também em visitar o 100Maneiras. 😀
Localização:
Estrada Regional do Sul, Furnas Lake Forest Living
Lagoa Das Furnas, Azores, Portugal
296 584 107
Das 12h às 22h (fecha à Segunda-feira)
Um link curioso, a falar um pouco da história da amizade do Chef com os proprietários do Furnas Lake Forest Living.
Outras ligações:
Líquen by Ljubomir Stanisic – Facebook
Líquen by Ljubomir Stanisic – instagram
Furnas Lake Forest Living – instagram
Outros artigos com visitas a restaurantes
Nuno, desde já, muitos parabéns!
Não sabia que ele tinha aberto um restaurante nos Açores! Acho muito bem o aproveitamento das delícias dos Açores para reinventar pratos e tradições com os sabores habituais! Boa descoberta 😉
Looks delicious and exciting! Wish I will get the opportunity to go there and try some meals myself sometimes in the future. 😀