Ontem celebrou-se o Dia Mundial da Fotografia.
E, para quem não sabe, a fotografia começou assim: Daguerreótipo
Foi criada pelo francês Louis Daguerre em 1837 e anunciada em 1839. Foi declarado pelo Governo Francês como domínio público.
Neste mesmo ano um processo fotográfico distinto foi anunciado por William Henry Fox Talbot, na Inglaterra.
Com a invenção deste novo processo de reprodução da realidade, as artes plásticas adquiriram muito mais liberdade de criação, visto que não precisavam ater-se ao real, criar cópias deste. Paralelamente ao surgimento do daguerreótipo, acontecia na Europa, e principalmente na França, o Impressionismo, que trazia técnicas inovadoras de pintura por meio da luz. Daguerreotipo é um significado de imagens sem ser negativa.
O método:
Uma lâmina de prata é sensibilizada com vapor de iodo, formando iodeto de prata sobre a lâmina.
Expondo essa lâmina por cerca de 20 a 30 minutos na câmara escura, os cristais de iodeto de prata atingidos pela luz se transformam em prata metálica, de forma a gerar uma imagem latente (onde as regiões da lâmina mais atingidas pela luz formam mais prata metálica e as regiões pouco iluminadas quase não a formam), que pode ser revelada pelo vapor de mercúrio.
O mercúrio reage com o iodeto de prata afetado pela luz, formando uma liga brilhante nas áreas mais claras da imagem. De forma semelhante à reação da exposição do iodeto de prata, o mercúrio reagirá de forma mais intensa nas regiões da lâmina que tiverem sido mais atingidas pela luz, pois é onde se concentra a prata metálica.
Para fixação da imagem na lâmina, utiliza-se solução de hipossulfito de sódio, que solubiliza o iodeto que não reagiu e, após sua aplicação, a lâmina é lavada em água corrente.
O resultado é um positivo ricamente detalhado, em baixo relevo com infinitas tonalidades de cinza, e sua superfície é tão delicada que tem de ser protegida com um cristal e hermeticamente fechada, evitando o contato com o ar.

Qian Hongyan, 16, from the Yunzhinan Swimming Club for the handicapped, climbs onto a platform during a daily training session at a swimming centre in Kunming, southwest China’s Yunnan province, July 30, 2011. About 30 disabled athletes from the club aged 10 to 22 are training for the London 2012 Paralympic Games. The club was founded in August 2007. (Reuters/Jason Lee)



Fontes:
Wikipedia
TeK Sapo – Fotoblogs
TeK Sapo
Todas estas fotos são muito poderosas e talvez Louis Daguerre nem ponderou a importância daquilo que estava a magicar! Tivesse eu jeito para tirar fotos como essas daí! 😛
Polly, podes crer… certamente nem pensou que impacto teria. 🙂
Nunca praticaste a sério… quando o fizeres, vais ver o “bichinho” aparecer 😉