Bom dia!! Hoje venho para mais um dia de partilha de fotografias de viagem, fruto do desafio que surgiu. E hoje, não resisti e é 6 of 10 Day Travel Photo Challenge!
Ontem já era suposto ter partilhado isto, da nossa viagem às ilhas do Pico e Faial (Açores)(2017), mas, por surpresa minha, não encontrava as fotografias nos meus discos externos… senti uma frustração tão grande… uma viagem espectacular… e tinha perdido as fotografias!! 😩
Pois bem, ontem à noite cheguei a casa e procurei novamente nos discos… e nada!! A frustração era maior… E a única e última hipótese seria: ver os cartões CF da minha máquina antiga!
Et… voilá!! Ao fim do 2º cartão, lá encontrei as fotografias! Senti um alívio indescritível!! 😃
Apesar de ainda me faltar procurar fotos noutros dois cartões, que ainda me faltam fotos desta viagem.
Sobre estas fotografias de hoje. Adoro Geologia e, sempre que vejo formações geológicas, vulcões, fumarolas, fico fascinado… E, visitar a ilha do Faial (que foi apenas uma visita de 1 dia – ida de barco do Pico para o Faial e regresso no mesmo dia), seria espectacular…
Porquê?!
Pelo momento histórico que se passou na ilha… que cresceu 2Kms após a erupção do Vulcão dos Capelinhos (em Setembro de 1957). E visitar o centro interpretativo… e a própria paisagem… ainda melhor!
Assim, deixo-vos aqui com algumas fotografias (ao invés de 1).
Abaixo, em inglês para quem me nomeou.
Welcome to Day 6 of this 10 Day Travel Photo Challenge!
Travel and Adventures of Joyful Stephanie has nominated me for this challenge, thank you my friend!
This is a good way to share favorite destinations, and give to other people the opportunity to have a new destination that was, in some cases, unknown.
The Challenge: post one photo for 10 days with no explanation and nominate another blogger each day to do the same…simple!
Capelinhos volcano, Faial island, in the Azores. Erupted in 1957, it added 2Kms to the island. The landscape is amazing.
Saibam mais sobre a ilha do Faial aqui.
E sobre o vulcão aqui também.
Deixo-vos também com um vídeo com imagens da erupção.
Se não viste ainda os outros dias do desafio, clica abaixo:
Dia 1, Dia 2, Dia 3, Dia 4, Dia 5.
Paulo says
Belo o triângulo.
NunoFranca says
Mesmo, belas ilhas! Açores são belos!
Claro que hoje não poderia deixar de comentar. Quando vim para Portugal, mais precisamente para o Faial, lembro-me que bem mais metade da torre do farol estava coberta, daí pode ter uma ideia do que entretanto foi erodido do vulcão em termos de espessura.
Na foto a seguir, aquela frente ou ponta, tipo cabo, não pertence ao vulcão dos capelinhos, é sim o ilhéu mais a sul dos ilhéus dos Capelinhos que ficaram totalmente cobertos após a erupção 1957/58, estando este já à mostra devido à erosão e daí pode ter uma visão parcial do que já foi erodido em termos de recuo da costa (já deixou o ilhéu à mostra que por maior resistência, devido a maior consolidação, já se destaca na costa). Há outro ainda coberto.
Na última foto consegue ver a negro material vindo dos capelinhos e as camadas mais ocre são do Costado da Nau, um vulcão pré-povoamento semelhante aos dos Capelinhos cujos ilhéus citados também faziam parte desse anterior edifício fortemente erodido.
Sobre as fotos gostei muito mas o geólogo veio ao decima neste momento.
Muito obrigado, Carlos!
Ao escrever o artigo pensei em si, porque lembrei-me que era a sua profissão e estava curioso em saber a sua opinião acerca das fotografias.
Muito obrigado também pelo feedback em relação às fotografias. Desconhecia os detalhes. Sempre aprendendo.
Grande abraço!
That is very impressive! Amazing photos 🙂
É um lugar incrível! Bonitas fotos!
Muito obrigado, Dulce!