Um dos trilhos mais interessantes na ilha de São Miguel fica localizado na freguesia do Faial da Terra, na ilha de São Miguel.
É o Trilho do Salto do Prego e Sanguinho.
Salto do Prego, é a cascata existente. E, dependendo do lado do início do trilho, segue-se a Aldeia do Sanguinho (cujo nome vem da existência de uma planta com o este nome).
A aldeia que, há uns anos atrás, estava praticamente ao abandono, havendo apenas uma ou duas pessoas (já com a sua idade), que lá iam com burros para transporte de cargas.
Aliás, recordo-me da minha primeira subida ao Sanguinho (encontrei, precisamente, um senhor com o seu burro e que, todos os dias, fazia a subida para ir tratar dos seus animais e plantações). Sim, fi-lo pela primeira vez no sentido “inverso” (mais difícil).
Nos últimos anos, a aldeia do Sanguinho tem tido mais movimento. Alguns estrangeiros (e locais) têm investido na recuperação das habitações que até então, estavam ao abandono.
Depois de apreciarem a Aldeia do Sanguinho, irão encontrar a descida, precisamente, pelo caminho que falei mais acima, em pedra de calçada, com uma inclinação que pode ser complicada para algumas pessoas (afinal, estamos a falar de um trilho de dificuldade média).
Se quiserem saber mais sobre o trilho, podem ver o link abaixo, para a página oficial dos trilhos nos Açores.
Outros artigos de Fotografia aqui.
Deixe um comentário