Olá a todos!
Finalmente chegou a minha nova máquina. Depois dos problemas que comecei a ter com a minha DSLR (já com 9 anos e muitos, muitos disparos), era perfeitamente normal que, mais dia, menos dia, a coisa ficaria complicada e já não compensaria estar a gastar dinheiro a reparar a máquina.
Assim, após muita pesquisa, desisti de continuar com máquinas DSLR (que têm espelho no interior), e evoluí para uma mirroless (tradução à letra significa que já não tem espelho no interior). Isto torna as máquinas mais pequenas, leves e rápidas nos disparos. Estava farto de ter máquina pesada nas mãos, do cansaço que trazia após longos períodos com a máquina na mão ou ao pescoço…
Para terem noção, a máquina que tinha antes (Canon EOS 50D) pesava 822 gramas (com bateria e sem objectivas montadas). Em comparação, esta nova máquina, a Sony a6000, com bateria, tem um peso de 344 gramas. É uma diferença considerável, sobretudo quando se está muitas horas com a máquina.
Factores que me fizeram mudar:
– Peso
– Tamanho
– Qualidade
– Rapidez
Em relação às primeiras impressões da máquina, ainda estou numa fase de adaptação. Estive muitos anos com uma lente fixa de 50mm e, agora, ao passar para uma lente zoo de 16-50mm, às vezes ainda me esqueço que posso fazer zoom. A máquina é rápida, já fiz algumas fotografias de disparos rápidos e é assustador, porque nem se nota o som dos disparos se estivermos ao ar livre e com algum ruído por perto.
A título de comparação, como falei acima e mencionei que a rapidez era um factor em conta, a Canon (por ter espelho) consegue no modo Hi-Speed 6,3 fps (fotografias por segundo), ao passo que esta Sony consegue 11fps.
E, como pretendo fazer fotografia de rua e de viagem nos próximos anos, por ser uma máquina pequena, vai dar imenso jeito, pois é mais fácil de guardar e não dá tanto nas vistas.
Em termos de qualidade, foi precisamente por conhecimento de um familiar meu que é profissional nas áreas de Fotografia e Vídeo que foi relativamente fácil tomar a decisão. Havia três mirrorless que tinha em mente (Fujifilm X-T20, Sony a6000 e Sony a6300). Comecei pelo mais importante… o orçamento… excluí a Fujifilm por ultrapassar largamente o meu orçamento e ainda ficaria a faltar a escolha de objectiva. Depois, entre as duas Sony, como o meu familiar tinha uma Sony a6000 e, às posteriori, fez upgrade para a a6300, tive a oportunidade de experimentar esta última e, não havendo muitas diferenças entre uma e outra, optei pela mais antiga e mais barata – pois a a6300 ainda excedia mais o meu orçamento.
Resumindo, optei então pela a6000 e, optei também pela loja onde tenho vindo a comprar material relacionado com fotografia nos últimos anos: Colorfoto
Até ao momento, deste material de limpeza, acessórios, binóculos que comprei há uns anos, esta foi a maior compra (em valor).
São extremamente atenciosos por telefone/e-mail. Recomendo-os!
Quanto à colocação da encomenda e chegada cá, demorou cerca de 4 dias e, ao demorar tanto, a culpa continuou a ser da empresa transportadora. Aliás, a compra anterior a esta demorou quase 2 semanas para cá chegar, culpa da transportadora!
Acima, coloquei o link da página da loja.
Todas as fotografias novas, tiradas com a nova máquina, irão ter como etiquetas (hashtags): Sony, a6000
Não se esqueçam de me seguir no facebook também.
E no Instagram!
Deixe um comentário