Há coisas que deixam uma pessoa fascinada.
Comecei a ver Fringe há um ano, a primeira temporada. Hoje, começou a segunda temporada na FOX (Portugal). Foi longa a espera… uma série fascinante, que deixa saudades.
Após dois episódios seguidos, decidi investigar um pouco mais sobre a série e deparei-me com isto:
GLIFO
O Glifo, em tipografia, é uma figura que dá um tipo de característica particular a um símbolo específico. Um glifo é um elemento da escrita. Dois ou mais glifos que correspondam ao mesmo símbolo (i.e. carácter, se permutáveis ou dependentes de contexto, são chamados alógrafos; um glifo é uma manifestação da unidade mais abstracta carácter. Glifos também podem ser ligaduras tipográficas que são caracteres compostos ou diacríticos.
Glifos vem da palavra grega que significa inscrição.
Os glifos agrupam-se em colecções que se designam por tipos (fontes):
- Código de Glifo: Um código numérico que indica um glifo. Freqüentemente, os glifos de uma fonte são indicados por uma código de glifo. Códigos de glifo são específicos para cada fonte, ou seja, cada fonte, mesmo que contenham os mesmos glifos, podem indicá-los com códigos distintos.
- Identificador de Glifo: Um código literal que indica um glifo em uma fonte. Do mesmo modo que os códigos de glifo, os indicadores são específicos para cada fonte.
- Imagem de Glifo: A imagem de um glifo impressa numa superfície.
- Métrica de Glifo: Um conjunto de propriedades que especificam o tamanho e a posição relativa a outros glifos entre outras propriedades de um glifo.
Mas, que relação tem um Glifo com a série?
Para quem já viu, certamente já se deparou com uns símbolos interessantes e curiosos em cada intervalo, ou mesmo em pequenas “pausas” durante cada episódio. No fundo, são os chamados Glifos.
Indo detalhadamente a alguns dos glifos…
- A rã e a letra Phi (podem saber mais sobre esta letra aqui e aqui também)
- Uma mão… que, para os mais desatentos (na série não me tinha apercebido, por ser muito rápido), tem 6 dedos
- Uma maçã com dois fetos no interior
- Fumo, com uma cara de uma mulher
Fumo e cara de mulher
Como se não bastasse, para além disto tudo, há mais outro pormenor…
Todos os Glifos que aparecem durante cada episódio, reunidos no fim, dão origem a palavras… palavras estas que estão relacionadas com o tema desse episódio. Ou seja, cada símbolo (glifo) tem a sua letra associada (cliquem na imagem para ampliar).
Para também não estragar a “história” aos que estão a ler este artigo, se quiserem ver mais dos símbolos, podem ver os links abaixo, em Fonte.
Fonte:
Mais sobre Fringe.. aqui no blogue.
Danielle says
Eu estou vendo fringe agora, estou no sexto episódio da 1a.temporada e esses simbolos começaram a me intrigar quando percebi a mão de seis dedos…comecei a achar que queriam dizer alguma coisa… agora que achei o seu blog vou tentar interpretar as palavras nos próximos episódios…
parabéns pelo blog!
abs!
Anónimo says
Interessante, mas o que significa cada símbolo desse?