Bom dia!! Hoje escrevo o review sobre o filme The Two Popes, que retrata um pouco a vida dos dois últimos Papas no Vaticano. Joseph Ratzinger (Bento XVI), que sucedeu ao João Paulo II, que foi muito contestado quando rebentou o escândalo de abusos sexuais, além de ser considerado nazi por muitos e do sucessor deste alemão ser um argentino, o primeiro da América Latina a chegar ao posto máximo da igreja católica, o Papa Francisco (Jorge Bergoglio).
No papel do primeiro, temos o grande, grande Anthony Hopkins, que, além das parecenças físicas com o Papa Bento XVI, encaixou perfeitamente no papel. Um actor com uma longa experiência no cinema e, neste filme, não desiludiu.
Mas esperem… estou a falar do senhor Anthony Hopkins em primeiro lugar apenas e só para seguir a ordem de sucessão dos papados. Falta-me falar do actor principal… um actor que até então eu não conhecia, Jonathan Pryce, que faz um papel gigante neste filme!!! Simplesmente brilhante… e não fosse a prova de ter sido nomeado para o óscar de melhor actor principal. E só não ganhou porque tinha um concorrente que não deu hipóteses a ninguém, de nome Joaquin Phoenix (no filme Joker – que irei escrever em breve o review).
O realizador, Fernando Meirelles (conhecido pelo filme Cidade de Deus), está de parabéns porque teve dois grandes actores neste filme e conseguiu dar-nos a conhecer um pouco mais da história destes dois Papas, sobretudo mais ao que temos actualmente, o Papa Francisco, pois contam um pouco mais da vida de Bergoglio antes de rumar ao Vaticano.
Durante o filme, há momentos que não se passaram na realidade, mas que Fernando Meirelles fez questão de colocar… aliás, não é problema nenhum, porque, sabemos, tal como nos livros, nem sempre o realizador segue à risca a história original. E bem, porque também é sinal de que o realizador consegue colocar um pouco da sua imaginação, além da própria imaginação que é fazer um filme.
Recomendo-vos a ver o filme, está muito bem conseguido. A Fotografia também gostei bastante.
Digam de vossa justiça nos comentários! 🙂
E se ainda não leram os últimos reviews de filmes, podem clicar aqui no final da frase.
Fontes:
Miguel A. Gonçalves says
Este filme é incrível! E ao contrário do que já li por outros lados, acho que até “limpa” a imagem do Papa Bento XVI. Não vejo nítidos juízos de valor, nem sequer uma tomada de posição face a estas duas personagens reais. Acho que os torna aos dois mais humanos!
NunoFranca says
Sim, pois é! Tens razão! Não é dada uma opinião formal acerca do Papa Bento XVI, porque, de certa forma, deixam isso para o público decidir. 😀
Ficam mais humanos, sem dúvida.
Abraço
Já me cruzei com este filme inúmeras vezes e ainda não me deu aquele clique para o ver! Talvez agora com a tua review seja altura de me fazer à história 🙂
Olha, então aproveita mesmo para ver, porque vale mesmo a pena.
Obrigado pela visita.