Boa dia pessoal! Hoje partilho umas fotografias que partilhei esta semana no instagram, mas com um pouco mais de informação. Foto do dia – Geysir. Não é nada mais nada menos que um dos locais mais espectaculares da Islândia.
Como já devem saber, a Islândia é uma ilha com um vulcanismo bem activo. Aliás, os avisos de que os tremores na ilha se têm intensificado nos últimos meses (precisamente depois da nossa viagem à ilha) deixam isso bem claro.
A título de exemplo, em 2010, a erupção do vulcão Eyjafjallajökull levou ao cancelamento de milhares de voos na Europa devido a uma nuvem gigantesca de fumo que impossibilitou a segurança aérea na região.
Portanto, isto tudo para dizer que, sendo uma ilha bem activa, há bastantes fontes a libertar energia constantemente.
E uma destas fontes de energia fica no sudoeste da Islândia, no vale de Haukadalur. Geysir, a nascente e com géiser que é menos activo que dá o nome ao local.
Mas, a 50 metros do Geysir, localiza-se outro géiser que nos faz parar, esse sim, obriga-nos mesmo a parar, porque está rodeado de turistas, portanto, pensamos logo: É aqui!!!
E, sim, é ali mesmo! Mas o nome deste géiser é Strokkur! É muito mais activo do que o primeiro que mencionei. De 15 em 15 minutos água a ferver é cuspida para os ares, formando as mais diversas figuras no ar!
Inclusive, consegui captar uma que me parecia uma espécie de senhora velhinha (mas com uma cabeça que, por vezes, me parece um leão), pelo menos assim o vejo.
Mas só funciona a preto e branco.
E outra das coisas que penso várias vezes é, nessa mesma possibilidade, de haver uma erupção vulcânica na ilha e, como fascinado por vulcanismo, ir numa viagem à procura dos momentos espectaculares que o vulcanismo nos proporciona!
Sim, eu sei, parece de loucos, mas gostava mesmo muito de presenciar uma erupção, desde que de forma segura, é claro!
Assim, deixo-vos abaixo com as fotografias do Strokkur em explosão!
Espero que tenham gostado! Partilhem o artigo se gostaram! 😃
Fontes:
Outros artigos da Islândia aqui.
Carlos Faria says
Um bom sítio para ir com máquina fotográfica
NunoFranca says
É verdade, Carlos.
Em cada experiência por lá, praticamente “perdíamos” 1 hora. Esta não foi excepção… estivemos lá 1 hora e tal. 😀
Abraço
An absolutely amazing place on earth! Very good documentary in words and pictures, a great post Nuno!
..and now I see the “post comment” box, it was not there last time. Wish you a great Friday from Sunny Malta!
Thank you so much, Anita!
I’m really happy you liked the documentary and the pictures. 😀
I’m glad too that you were able to comment. From what I suspect, when it happen, try to refresh the webpage in the browser.
Thank you for your wishes and wish you a great Friday and Weekend! 😀