Há precisamente 75 anos foi libertado o campo de concentração de Auschwitz Birkenau com a ajuda das forças soviéticas. Auschwitz Birkenau – Polónia 2006.
Estávamos em 2006, quando fiz a primeira grande viagem ao estrangeiro com os meus pais. Três países, com paragem na Polónia, onde acabei por ficar marcado pela visita a um local histórico: Auschwitz Birkenau
Como é sabido, infelizmente, este local ficou mundialmente conhecido pelas piores razões: mais de um milhão de pessoas foram mortas neste campo de concentração…
Nesta viagem tínhamos guia português, que nos levou numa excursão a estes campos, neste caso, Auschwitz-Birkenau.
Neste ano, ainda tinha pouca experiência de fotografia e, como tal, as fotografias não foram as melhores. Além disso, estamos a falar de 2006, altura em que 8 Megapixels numa máquina era fantástico! 😛
Mas contam um pouco a história do local.
Com a visita a este local, fiquei com esta ideia na cabeça e que não me sai nunca mais: todo o ser humano devia visitar estes campos, para que não se repitam coisas destas no futuro!
Visitei corredores assustadores, frios, escuros… Salas enormes, com vitrinas enormes, com milhares de pertences dos muitos prisioneiros dos campos (óculos, sapatos, malas)… uma vitrina que nunca mais me esqueci, com cabelos humanos e um tapete feito com os mesmos… Horrível!
Visitei as câmaras de gás, onde os prisioneiros eram colocados e onde lhes eram prometidos banhos para depois se juntarem a familiares e amigos. Igualmente com os crematórios…
Vanessa Orfao says
Eu visitei lá e a energia foi tão negativa. Triste! Mas, infelizmente fez parte da história e fui buscar mais informações. Bonitas fotos, conseguiu retratar todo o lugar.
Steve Gingold says
There people in this world who deny that this happened. They should visit there and explain what other purpose those buildings were created for, the barbed wire, the electrical traps for attempted escapees.Despite reading about the Holocaust, and seeing pictures such as yours, and the movies portraying what happened, it is still hard to believe people would do such a thing. Humans have such possibilities to do good but sadly also evil. Thank you for sharing your visit there and your thoughts.
O Miau do Leão says
Já passei por um campo de concentração na Bélgica e outro na Holanda, mas ainda não tive a coragem de entrar.
blhphotoblog says
That is a chilling reminder of a terrible past, not the place I would like to visit.
Nuno França - Photography says
Yes, it is.
Thanks for sharing your feedback. 🙂
Miguel A. Gonçalves says
Ainda não conheço Auschwitz, nem qualquer outro campo de concentração da época Nazi, espero fazê-lo brevemente, pois acredito que locais com a mensagem histórica e humana como este devem ser visitados e sobretudo assimilados! Há que ter a certeza que determinados aspectos da História não se repitam. 🙂
Nuno França - Photography says
Sim, vale a pena visitares. 🙂
Obrigado pela partilha.
Sem dúvida um dos locais mais marcantes que visitei, e que nunca irei esquecer. Uma experiência intensa e chocante, mas que todas as pessoas deviam experienciar uma vez na vida, para que talvez se pudessem evitar certos recrudescimentos de movimentos nostálgicos que recomeçam a estar na moda…
Saudações!
Completamente de acordo! 😀
Muito obrigado pela partilha! 🙂
Thank you so much!