Olá a todos! Hoje vi um documentário que muita gente devia ver! (Quase) Todas as pessoas têm redes sociais hoje em dia… Assim, decidi escrever sobre este trabalho da Netflix. The Social Dilemma – review.
Provavelmente, deverás ser daquelas pessoas que está a ler este artigo através do telemóvel. E, mesmo que não seja no telemóvel, estarás num portátil, computador, tablet…
Não importa… o que importa falar aqui é naquilo que as redes sociais trouxeram à Sociedade, sobretudo, com o aparecimento do Facebook.
Este documentário, da Netflix, entrevista vários antigos colaboradores de grandes empresas como a Google, Facebook, Pinterest, Twitter, por exemplo.
E coloquei a negrito “antigos” porque eles acabaram por perceber as consequências para a sociedade e fartaram-se de fazer parte desta “rede”.
A título de exemplo, Tristan Harris, quando trabalhava na Google, fez parte da equipa de design do GMAIL. E, a certa altura, estava viciado na plataforma e, enquanto trabalhador, o objectivo era criar o vício nos utilizadores.
Gostei muito do documentário, acho que serve para abrir os olhos a muita gente sobre as desvantagens das redes sociais.
Pese embora saiba que muita da nossa privacidade desaparece ao entrarmos numa destas muitas redes sociais, há que ter a consciência do que se partilha e do tempo gasto por lá.
Aprendi algumas coisas com o documentário. Gostei particularmente da forma como explicam às pessoas como funcionam os algoritmos. Já nem sequer temos humanos ao barulho, já são as próprias máquinas que fazem o trabalho.
Recentemente estive para escrever aqui um artigo sobre a polémica por trás da aplicação Stayaway Covid, criada em Portugal para tentar combater a doença.
Muita gente colocou a dita aplicação em causa devido à privacidade. Mas uma coisa que me faz confusão… porque, ao instalarmos Facebook e as outras redes sociais que mencionei (e muitas mais que existem), estamos a dar consentimento para que possam aceder aos nossos dados.
E então?! A Stayaway Covid seria por uma boa causa… já o Facebook, será mais para outras coisas… entre elas, gerar ódio, notícias falsas, etc. E, para isso, nem é preciso ver o documentário.
Mas, com isto tudo, acho mesmo que vale a pena verem o documentário. São, sensivelmente, 90 minutos, de muita informação. As pessoas têm de reflectir nisto…
Temos que pensar: aquelas pessoas que deram a cara faziam parte do sistema. Fartaram-se e deixaram de colaborar com isto!
Porque, no fundo, todas estas gigantes tecnológicas, estão à caça de dinheiro… e não passa disto, fazem de tudo. É incrível e assustador!
Vejam!!

A classificação no IMDB é de 7.7/10.
Deixo-vos aqui com o trailer oficial.
Fontes:
Outro artigo que recomendo a leitura
Outros reviews de séries e filmes.
Nuno, fico muito agradecido pela recomendação. Acabei de ver o documentário. Fascinante. Seria bom que todos nós que participamos nas redes sociais vissem The Social Dilemma, não para abandonar as plataformas que usamos mas para as melhor entender e usar de maneira inteligente. Acho também que de vez em quando é saudável fazermos uma pausa e fechar as nossas redes sociais e ir lá fora ver e sentir o mundo. Abraço virtual (lol), Emanuel
Emanuel,
Muito bom! Isto foi ver o review e decidir logo ver o documentário.
Ainda bem que gostou!
É que é mesmo isso, seria bom todos verem, porque, de uma forma ou de outra, vão ficar mais informados e com poder de decisão (utilizá-las de forma inteligente).
Muito obrigado pela partilha também.
Abraço,
Nuno
Ainda não vi, mas vou fazê-lo em breve. Muitas e boas referências.
Vale muito a pena, Dulce.
Obrigado pela visita. 🙂