Bom dia a todos! Hoje Djokovic venceu Open Austrália.
O jogo, entre o sérvio Novak Djokovic e o russo Daniil Medvedev. O jogo arrancou muito bem para o sérvio. O primeiro ponto, logo com um Ás.
E logo com 3 jogos de seguida, com domínio absoluto. Mas ao cabo de 20 minutos, já estava a 3-3.
Djokovic tentou por várias vezes utilizar a táctica de tentar levar o adversário a jogar junto à rede para depois contra-atacar. O último ponto que deu o 4-3 no primeiro set para Djokovic, foi brilhante!
Ao fim de meia hora, Djokovic teve oportunidades para fechar o primeiro set por 6-4, mas Medvedev serviu neste jogo para fazer o 5-5, num jogo em que o sérvio ficou em branco. Nos dois jogos seguintes, Novak não permitiu mais nada ao adversário e fechou com 7-5 o primeiro set.
No segundo set, uma partida foi afectada por algumas palavras nas bancadas. Isto afectou um pouco os jogadores, em que Djokovic e Medvedev interromperam o ponto.
Pela segunda vez, isto aconteceu neste torneio. Já na primeira semana o insólito aconteceu com Nadal, em que uma mulher reclamou com o tenista espanhol no seu serviço e ainda mostrou o dedo do meio ao jogador. Lamentável para quem se dirige a um court de ténis.
Começaram bem o segundo set. Mas Djokovic soltou-se e ao fim de 20 minutos, ja dominava por 4-1. Depois “ofereceu” o 4-2 em 5 minutos ao tenista russo. Uma espécie de descanso controlado.
Logo de seguida, num jogo equilibrado, Novak fez o 5-2 e que fez com que Medvedev partisse a raquete.
No jogo seguinte, fechou o jogo por 6-2. E, uma vez mais, a frustração do russo era grande!
O primeiro ponto do terceiro set, acabou por ir para o sérvio e a confiança do russo era quase nula, sobretudo com as raquetes a “pagarem” a conta.
E assim continuou…. rapidamente chegou aos 3-0 no set. E tornou a vitória praticamente impossível para o russo, uma vez que a final é à melhor de 5 sets.
O russo ainda conseguiu o 3-1, dando alguma luta.
Mas logo a seguir, Djokovic decidiu acelerar novamente e conseguiu chegar ao 4-1, ficando ainda mais próximo do seu 18º. título de Grand Slam. No jogo de serviço de Medvedev, chegou ao 4-2.
No jogo seguinte, Novak aponta para a cabeça como que dizendo que era preciso mentalidade vencedora. Ficando agora a apenas a 1 jogo da vitória.
No final, terminou em 6-2 com uma jogada à rede. O seu nono título no torneio australiano.
Ficou assim a 2 títulos de Nadal e Federer que têm ambos 20 títulos de Grand Slam.
Entrou para a historia por estar há 311 semanas no primeiro lugar do ranking, ultrapassando Federer com 310.
Felizmente, a lesão que teve na terceira ronda deste torneio, não foi tão grave grave e permitiu uma recuperação única de 24 horas…
No final do jogo, Medvedev elogiou imenso o adversário e parabenizou-o… atitude que é tão espectacular/habitual ver no ténis.
Relembrou jogos-treino que tiveram no Mónaco e da personalidade de Djokovic, que fala com tudo e todos e não exclui ninguém apesar do seu estatuto.
Já Djokovic, brincou com Medvedev e agradeceu as palavras. Sempre com um desportivismo enorme e a elogiar o seu trabalho.
Convidou-o a saírem mais vezes, mas a esperar mais uns anos nos Grand Slam, mas que este dia irá chegar. Agradeceu imenso ao seu preparador físico que o ajudou a recuperar da lesão que falei acima.
E ambos agradeceram a organização pela realização do torneio em condições especiais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/M/8/n8saDmSPy33Sl2NOwAQw/gettyimages-1302766395.jpg)
E é por estas e por outras que o Ténis, a par do Snooker, são dois desportos que adoro, pelo desportivismo evidente sempre que há grandes jogos, como esta final do Australia Open.
Resumindo, foi um bom jogo, podia ter sido um pouco mais longo (apenas 1 hora e 53 minutos), mas o jogo não foi perfeito para o jogador russo. Na mesma, uma grande vitória para Novak Djokovic.
Com esta vitória, reforçou a liderança no ranking mundial.
O último grande jogo de ténis que vi, foi entre Djokovic e Nadal.
Deixe uma resposta