Ontem fiquei chocado ao saber da notícia. Ou melhor… já tinha lido que um fotojornalista (Tim Hetherington) e um repórter de imagem tinham sido mortos num ataque, na Líbia.
O grupo de repórteres estava na rua Trípoli, na frente dos combates entre rebeldes e as tropas leais a Khadafi. “Estávamos a tentar sair dali quando um morteiro caiu à nossa frente”, contou à Reuters o fotojornalista Guillermo Cervera.
Hetherington ainda chegou a ser levado para o hospital, mas acabaria por morrer pouco depois. O mesmo aconteceu a Chris Hondros, que sofreu lesões cerebrais e chegou a ser transferido para uma unidade de cuidados intensivos. mas não resistiu.
Hetherington, ao serviço da Vanity Fair, acompanhou durante um ano um pelotão de soldados americanos no Afeganistão, num trabalho que serviu de base a Restrepo, nomeado este ano para o Óscar de Melhor Documentário. Na última mensagem que colocou no Twitter, escreveu: “Em Misurata. As forças de Khadafi bombardeiam indiscriminadamente. Não há sinais da NATO”.
Tim Hetherington foi o famoso fotógrafo que captou a imagem abaixo e que ganhou um prémio para o World Press Photo:
Só tenho a dizer: Obrigado pelo teu contributo. Descansa em paz.
Deixe uma resposta