Acabei de ver o programa “Linha da Frente“, na RTP-1. O tema de hoje foi “Rua, a minha casa”.
No ano Europeu de Luta contra a pobreza e a exclusão social, uma equipa da RTP (Rosário Salgueiro e António Antunes) viveu uma semana como sem-abrigo.
Durante sete dias, os profissionais da RTP, jornalista e repórter de imagem, dormiram na rua, em cartões, em hortas, fizeram a higiene básica nas casas de banho de cafés e centros comerciais, tomaram banho nos balneários públicos e comeram as refeições das carrinhas e dos centros de abrigo.
Ao longo desta experiência cruzam-se com homens e mulheres sem-abrigo.
Nesta incursão pelo mundo dos excluídos ficamos a saber quem são estes homens e estas mulheres para quem a rua é a única casa.
Em “RUA, A MINHA CASA”,ficamos a saber como se pode sobreviver na rua, as dificuldades, as rotinas e as hierarquias.
Em Linha da Frente:”RUA, A MINHA CASA”, um trabalho de Rosário Salgueiro, imagem de António Antunes e edição de Vanessa Brizido.
Adorei a reportagem… Fez-me pensar nas conversas que costumamos ter do género “quero isto!”, “não gosto daquilo!”, “este quarto é uma merda!”… e muitas outras queixas que nós temos, mas sem nunca pensar no que temos e os sem-abrigo não têm!
Arrisco mesmo em dizer que, esta reportagem (assim como muitas outras da RTP) será premiada daqui uns meses. O tempo o dirá.
Prezada Rosário Salgueiro
Espero que se encontre bem de saúde, junto a todos os seus e que Deus abençoe a sua nobre missão.
Gostei muito de ver a sua reportagem sobre os Sem Abrigo. Faço parte da ADRA uma ONG que há 8 meses estamos a ajudar os Sem Abrigo nas ruas da Cidade do Porto. Neste momento estou a escrever o meu 3º Livro que irá contar algumas histórias desta e outras iniciativas e gostava de ter o prazer de ter o seu testemunho sobre esta sua história para o meu Livro “Camas de Papelão”. Se tudo correr bem, Dia 25 de Dezembro vamos organizar no Salão de Jovens da IGREJA ADVENTISTA do PORTO uma Festa de Natal para os SEM ABRIGO e Famílias Carenciadas….Tenho um “Menino” com 24 anos Deficiente Autisat e por isso gosto de me envolver em causas de Solidariedae. Amanhã dia 3 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoas com Deficiência estarei como convidado no “Praça da Alegria”…
Agradeço muito a sua atenção e espero que me conceda o seu Mail para eu fazer as perguntas para uma breve testemunho para o meu Livro. Obrigado.
Sempre ao dispor
Àlvaro Bastos
BLOG://htpp:alvaroeaurea.blogspot.com
tmnº968814204