Há a leptospirose… que atormenta muita gente.
Mas eles estão há 100 anos ao serviço da ciência.
Penicilina, primeiro antibiótico testado em roedores
(…) a quimioterapia usada para combater a leucemia, a vacina que praticamente erradicou a poliomielite do mundo. o primeiro antibiótico, a quimioterapia usada para combater a leucemia, a vacina que praticamente erradicou a poliomielite do mundo.
(…) cientistas portugueses conseguiram utilizar fragmentos do estômago para reconstruir o esófago do pescoço ou iniciar os testes em humanos para tratar a doença dos pezinhos.
(…) o primeiro antibiótico para a tuberculose, remédios para a tensão arterial, medicamentos para o VIH/sida ou a aplicação da penicilina.
(…) foi graças aos ratos que se treinaram as primeiras reimplantações de polegares.
(…) Apesar de os primatas terem uma maior semelhança com o homem, não é apenas por uma questão ética que os ratos são os animais mais utilizadas nos laboratórios mundiais. “O rato é um mamífero que se reproduz facilmente em cativeiro, sendo fácil controlar as estripes e é muito resistente a infecções”, adianta Deolinda Lima. Por outro lado, “com a sequenciação do genoma humano chegou-se à conclusão de que as semelhanças com o rato são muitíssimas”.
Pois é… acabam por ser umas boas cobaias. 😛
Fonte:
É verdade eles são importantíssimos no mundo científico. Não é que me orgulhe daquilo que vou contar, mas este ano nas aulas de fisiologia animal fizemos algumas experiências com ratinhos e uma outra com rãs. Confesso que aquilo fez-me muita impressão e não consegui estar presente quanto estavam a abrir o animal vivo apenas anestesiado (era o mínimo de consideração pelo o animal, morrer sem sofrimento). Mas depois a experiência em si, sobre os nervos e a localização de órgãos, músculos, etc, foi bastante importante para a formação do pessoal. Enfim o que uma pessoa tem que passar para fazer o curso 😛
Bom fds, bjs
…ratos… -_-
Dispenso ratos… a quem os quiser(ratos, ratazanas enfim)
… Por outro lado, acrescento, os ratos além de animais sociais APRECIAM a companhia humana, o que os torna fáceis de treinar!… Pena que em Portugal ainda não haja a abertura mental para compreender o excelente animal de estimação que um rato pode ser… assim como o seu enorme contributo para o desenvolvimento da cura para doenças que são nossas, e não dele!…
… e mais ainda para lhe chamar pelo nome próprio. A maioria dos ratos de laboratório, as chamadas “cobaias”, são na verdade ratazanas. Mas a palavra ainda parece um tabu, por mero preconceito.