Os adolescentes sofrem cada vez mais cedo de doenças até agora comuns em pessoas mais velhas, como tendinites e malformações. “Wiitis”, síndrome do ecrã tela, polegar Blackberry ou cotovelo de telemóvel são designações novas para patologias antigas.
Tendinite, síndrome do túnel cárpico, epicondolite, malformações, obesidade, perda de audição, dores lombares ou deformações maxilofaciais são as “novas” patologias diagnosticadas aos jovens e que os clínicos rebaptizaram, lançando luz sobre as causas das enfermidades.
Estabelecer a origem das doenças que diagnosticam é, hoje, o principal desafio colocado aos clínicos. Apesar da relação facilmente estabelecida entre o uso de tecnologia e o estilo de vida dos adolescentes com o surgimento destas doenças, os médicos alertam para a inexistência de dados científicos que confirmem a ligação. “Não podemos lançar mensagens alarmistas e de desrespeito sobre a população adolescente”, sublinhou Luis Rajmil, especialista de Saúde Pública, em declarações ao jornal espanhol “El Pais”.
O uso continuado de telemóveis e do Blackberry para enviar mensagens são responsáveis por muitas das inflamações nos tendões que chegam aos gabinetes médicos. Os guitarristas e as donas de casa apresentam também sintomas semelhantes, notam os médicos, que não deixam de desconfiar dos artigos de ócio que preenchem a vida dos jovens.
Já, em tempos, a minha professora de Filosofia / Psicologia, dizia que os jovens das gerações futuras iriam ficar com os polegares mais compridos devido ao uso excessivo dos telemóveis. E, claro, também dos possíveis malefícios resultantes do uso destas tecnologia.
Fonte:
Jornal de Notícias
Normalíssimo que isso aconteça, a mim as dores nos dedos são, sobretudo, do teclado do portátil…