O que muitos media queriam aconteceu: Paulo Bento demitiu-se
Sim, como muitos já devem saber, o treinador (agora ex-treinador) decidiu abandonar o clube por considerar impossível a sua continuidade.
Digamos que, os meios de comunicação social esperavam, jogo após jogo, que um resultado menos bom (que estavam a ser frequentes) fosse mais uma razão para atacar a torto e a direito o treinador. Foi o caso do jogo de ontem, frente ao Ventspils, em que a equipa empatou a 1 golo.
Foi um GRANDE treinador no Sporting, com os poucos meios que teve, acho que conseguiu fazer muito. Colocou a equipa a jogar bem. Mas, como tudo na vida, esta não é perfeita e foi isso que aconteceu. Começou a correr-lhe mal o trabalho e, aproveitaram as debilidades financeiras/psicológicas da equipa toda para atacar este.
Metam na cabeça: O Sporting NÃO tem equipa de qualidade para lutar com Benfica e Porto!
A equipa tem jogadores de qualidade, mas são jovens, que precisam de tempo para crescer. Não é de um dia para o outro que se constrói uma equipa vencedora. Não deram condições (dinheiro) para este fazer uma equipa vencedora! (mais uma vez, olhem para a equipa do Benfica de 2009)
«Não prometeram nada que não tivessem cumprido. Sabia aquilo que ia encontrar, mas ano após ano as condições eram inferiores. Este ano estava extremamente difícil de o fazer. Tivemos muitas condicionantes. Izmailov desde o início, Polga a partir de um determinado tempo. Hoje, temos também de reconhecer que foi um erro não optar pela continuidade de Derlei», afirmou Paulo Bento, em declarações à TVI.
Treinador mais sério que este em Portugal/Português, acho que nunca vi! Muitos não gostavam dele porque diz sempre o que pensa, sem medo.
O ex-técnico «leonino» lamentou não terem conquistado o campeonato na temporada de 2006/07: «O Sporting em 2006/07 teve duas derrotas, com o Benfica e Paços de Ferreira, golo com a mão. Numa época onde perdemos o campeonato por um ponto.»
(1)
«[Paulo Bento] fez um grande trabalho no Sporting. Lutou pelos títulos, mesmo não tendo tantos argumentos como Benfica e FC Porto», vincou Paulo Sérgio.
O técnico da turma minhota considerou, ainda em relação a Paulo Bento, que «a sua competência é indiscutível.»
(2)
Apesar de não gostar o senhor Paulo Sérgio, concordo plenamente. Há poucos como o Paulo Bento. E, tal como referiu, que vai de encontro ao que disse acima, não tinha condições para ganhar!
«Paulo Bento saiu com nobreza, a mesma com que sempre soube estar no clube», afirmou Rogério Alves, que gostaria de ver outro treinador português a dirigir a equipa.
(3)
«Acho que o Paulo Bento vai ficar «forever» nos corações dos sportinguistas. Agora, só em 90 por cento e daqui a algum tempo será 100. Ele está “forever” no coração dos sportinguistas, no meu e não sei se o Sporting de hoje e algumas pessoas no Sporting de hoje merecem ter o Paulo Bento. Tenho algumas dúvidas», realçou Bettencourt, que colocou sempre de parte a hipótese de o afastar.
«Nunca demitiria o Paulo Bento. Não era capaz. Por razões que já disse e por outras. Muita gente não percebe o que é o carácter e valores e a maior parte das pessoas não sabe o que isso e nós vamos manter. Sabemos que quem fica na história são os que ganham e que todos os fins e meios valem. Quando encontramos uma pessoa com o Paulo, com valores correctos e moral, a sua saída é uma perda irreparável. Ele demite-se pelo Sporting e pelos jogadores. Está tudo dito.»
(4)
Acho que fica claro, os dirigentes Sportinguistas queriam manter o treinador. Como digo… os media é que fizeram mais uma “vítima”, são peritos nisto!
E tenho a criticar também o nosso “sistema”, o nosso futebol, que é uma vergonha!
Onde é que se vê, em 9 jornadas de campeonato nacional, termos 9 demissões?!?!
Confira as alterações :
4. jornada – V. Setúbal sai Carlos Azenha entra Joaquim Serafim
4. jornada – Naval sai Ulisses Morais entra Augusto Inácio
6. jornada – Marítimo sai Carlos Carvalhal entra Mitchell van der Gaag
7. jornada – Académica sai Rogério Gonçalves entra André Villas Boas
7. jornada – V. Guimarães sai Nelo Vingada entra Paulo Sérgio
7. jornada – P. Ferreira sai Paulo Sérgio entra Ulisses Morais
7. jornada – U. Leiria sai Manuel Fernandes entra Lito Vidigal
7. jornada – V. Setúbal sai Joaquim Serafim entra Manuel Fernandes
9. jornada – Sporting sai Paulo Bento entra Leonel Pontes
(5)
É impressionante!
Não são os dirigentes que saem, não são os jogadores que, supostamente, deveriam também levar cortes nos ordenados quando jogam mal… não, é o pobre coitado do treinador!
Em muitos casos, realmente são os treinadores os culpados, mas… aquilo que temos visto em Portugal nos últimos anos (ou, pelo menos, desde que vejo futebol) é uma das drogas do nosso futebol!
Por exemplo, o Vitória de Setúbal já vai com duas trocas este ano!
Chego mesmo a dizer, tal como o próprio Paulo Bento disse uma vez: “mete-me nojo”.
As últimas palavra dele, na sala de imprensa:
«Acabou um ciclo que durou quatro anos que considero que foi positivo, que teve momentos complicados. Faltou a conquista do grande objectivo que era ser campeão nacional. Foram quatro anos positivos, onde conseguimos que o Sporting voltasse a ganhar»
O ambiente que se criou à volta da continuidade levou a que chegássemos a este ponto. Há uma responsabilidade própria de não conseguir que os jogadores se abstraíssem daquilo que os envolvia. Não dotei a equipa com qualidade em termos de jogo e a nossa pontuação na Liga neste momento não ajudou.»
(6)
Humildade, acima de tudo!
E, abaixo segue o histórico dele como treinador.
Paulo Bento, 40 anos, chegou ao comando da equipa principal dos leões em 2005/06, na sequência do despedimento de José Peseiro. Bento iniciara a carreira de treinador na época anterior na equipa júnior do Sporting, onde se sagrou campeão nacional.
Como técnico principal, Paulo Bento, que ficou quatro vezes em segundo lugar na Liga, apenas foi superado, em número de partidas, pelo mítico Joseph Szabo (346 jogos). Bento, entre 23 de Outubro de 2005 e 5 de Novembro de 2009, conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira.
Realizou 194 jogos, com 117 vitórias, 46 empates e 31 derrotas.
(7)
Edit de última hora:
Em 194 jogos oficiais, o agora ex-técnico “leonino”, de 40 anos (nasceu a 20 de Junho de 1969), somou 117 triunfos, 46 empates (23,7 por cento) e 31 derrotas (16,0), com 311 golos marcados e 152 sofridos.
O treinador Paulo Bento concluiu com 60,3 por cento de vitórias o seu trajecto de mais de quatro anos ao comando da equipa de futebol do Sporting.
(8)
Como disse, e muito bem, não teve condições para vencer, portanto… era impossível pedir-se mais a este senhor!
Oxalá a mentalidade dos portugueses mude, no que toca a situações como estas… acho que as pessoas precisam de abrir os olhos… o problema não está somente no treinador!
Eu, como Benfiquista que sou, gostava (se não tivéssemos o Jorge Jesus como treinador) de ver o Paulo Bento a treinar a equipa actual dos “encarnados”.
E mais, cheira-me que vamos ver o senhor Paulo Bento a ter títulos lá fora no estrangeiro… e claro, depois vamos engolir com “ossos” e tudo!
Ele não teve condições para vencer. Ponto final!
Tenho tudo dito acerca deste assunto!
Força Paulo Bento!
Parabéns aos media, conseguiram mais uma vítima!
Qual será a próxima?!
Nem sei o que diga deste ‘caso’. Pessoalmente, ultimamente andava a gostar dele porque os resultados eram bons para os meus/nosso interesses benfiquistas!
Beijinhos