O dia de amanhã é “Palíndromo“!
Exemplo de Palíndromo: Amor a Roma (lendo ao contrário é o mesmo)
Aprendi mais um palavrão…
Conhecia Capicua (por culpa da Matemática), mas este termo, nunca tinha ouvido.
Exemplo de Capicua: 3553 (lendo ao contrário é o mesmo)
Na verdade, o palíndromo – sequência de unidades que pode ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita – desta sexta-feira não é perfeito, uma vez que, embora se escreva vulgarmente a data 11/11/11, por extenso seria 11/11/2011, o que anula o efeito.
Mas isso não impede o momento marcado para as 11 horas e 11 minutos e 11 segundos desta sexta-feira de estar rodeado de misticismo e superstições pela sua raridade – o mesmo dígito repetido 12 vezes. O próximo só daqui a 100 anos, quando estivermos em 2111.
Os jornais indianos dão conta de um pico de casamentos marcados para essa hora, a banda Black Sabbath fará “anúncio especial” e vários sites publicam teorias de interpretação do significado da curiosa data.
Uma das mais curiosas iniciativas previstas pretende pôr telemóveis de todo o mundo a tocar a mesma música ao mesmo tempo. No site http://sinfoniamasiva.org/ é possível fazer o download (para já só para o sistema Android, mas em breve para iPhone/iPad) de uma aplicação que deverá ser ligada pelas 11h00 do dia 11, de forma a sincronizar-se com todos os dispositivos que adiram à iniciativa. À hora certa, todos os telefones começaram a tocar um excerto da Quinta Sinfonia de Beethoven.
Deixe um comentário