Acabei de ver três artigos interessantes no Jornal de Notícias, acerca dos vícios dos adolescentes de hoje. 🙂
Aqui ficam alguns excertos. 😉
Os investigadores falam mesmo de “obsessão” e “dependência”. Quem manda uma média de 236 sms por semana, tem na lista contactos mais de 125 registos e já teve, aos 16 anos, mais de três telemóveis, poderá estar muito tempo longe do seu aparelho de estimação?
Curiosamente, 36,5% dos alunos do 6.º ano de escolaridade já tinham tido mais de três telemóveis. O mesmo acontecia a 77% dos adolescentes.
Quanto ao envio de sms, os investigadores apuraram que os pré-adolescentes enviavam uma média de 84,2 por semana. Já os colegas mais velhos, superavam as 235 sms por semana.
Esta diferença é justificada pelo número de contactos presentes na lista os mais novos revelaram ter uma média de 87,2 contactos, enquanto os mais velhos tinham 125. Contudo, os números mais utilizados correspondiam a uma média de 12,2 nos pré-adolescentes, contra os 23,3 nos adolescentes.
Falando noutros passatempos:
Por ordem de preferência manifestada, os miúdos do 6.º ano gostam, também, dos programas de computador (72,8%), a Playstation portátil (69,4%), o iPod (61%) e a câmara digital (60,6%).
O sábado é o dia em que os mais novos usam durante mais tempo o Msn 8,4horas passadas na conversa. Por seu turno, os alunos mais velhos dedicam mais tempo às conversas on-line às sextas-feiras: 7,2 horas. A lista de contactos no Msn varia, também, consoante as idades: enquanto os pré-adolescentes afirmam ter uma média de 95 contactos (em que 15,4 são mais utilizados), já os colegas mais velhos demonstram ter uma média de 192 contactos.
E agora, uns testemunhos, no que diz respeito ao número de sms que enviam por semana.
“Proibir os telemóveis nas aulas? Sim, sou a favor. Mas não há problema em tê-los connosco, tudo depende é da educação que se traz de casa e se se é responsável”. Marta Lemos, 18 anos, aluna do 12.º ano de escolaridade, pensa assim. Possui telemóvel há cerca de quatro anos e o actual é já o segundo aparelho. Tem câmara fotográfica, mas não possui acesso à Internet. “Aquilo que mais uso são as sms, mas não mando mais do que umas duas ou três por dia. Prefiro falar pessoalmente com as pessoas”, explicou. Em casa, a maior parte do tempo que dedica à Net é para visitar o sítio de uma banda musical islandesa. Ao Msn costuma ir à noite, não mais do que duas horas, para conversar com alguém da sua lista de 60 contactos.
“No Msn costumo estar aí umas três horas por dia”, disse a jovem, que ali possui uma lista de mais de cem contactos. Telemóvel já tem desde os 12 anos e o aparelho que possui agora é já o quarto e está equipado com câmara fotográfica e Internet. Quanto ao envio de mensagens, afirmou que manda uma média de 15 por dia. Um número que sai “envergonhado” quando comparado com a quantidade de sms que António Domingues, 17 anos, aluno do 12.º ano, envia diariamente nada mais, nada menos do que uma média de 100! “
São estes os jovens de hoje. 😛
Fontes:
Adolescentes enviam em média 236 sms por semana
Internet e Playstation são os passatempos preferidos
Youtube, poker e música, com sms e Msn à mistura
E tu fazes parte deles. 😀
nem por mês entro nessas médias, mas já sou uma “cota”. 😉
Jovem…Jovem….de idade já não sou….
Mas sms(passam me ao lado…nao sou viciada nisso…)..
Agora a internet e a Playstation…bem é um caso à parte =P
eu sou viciada em sms 😐
e agora????
=P
já percebi porque não me enquadro… afinal, são vícios de adolescentes! 😛
Fogo, eu dou-me ao luxo de me esquecer constantemente do telemóvel em casa…
se naum tivesse qonstantmnte sem bateria tbm seria u meu qaso xD
Eu tenho 15 anos e ja tive 6 celulares o setimo vem com internet,camera 3.0 mp,Bluetoon e mp3.
eu me encaixo perfeitamente nesse caso (8
e sem contar que essa materia vai ser o tema de um trabalho que eu vou entregar dia 12 de setembro (:
Eu tb
não tenho nenhum vicio em cima referido…
as vezes acho que não sou um adolescentecomo os outros…
tenho 16 anos,com 14 anos enterecei-me por poesia …
comecei a escrever e a divulgar na minha escola….mas não sei como contar os meus pais….
agora já estou a compor musicas(handegraund)….
sinto que nasci para isso…..
eu mando 400 mais ao menos por semana!
diz-se underground e não “handergraund” 😀