Hoje os telemóveis são mais do que meros telefones móveis. Notícias, agenda, email, música, redes sociais… são estes pequenos computadores que nos ligam ao mundo e já há quem não saiba viver sem eles.
Nomofobia é o medo de estar incontactável através do telemóvel e alguns estudos revelam que esta fobia afeta cada vez mais pessoas. De registar que, em Portugal, o número de utilizadores destes pequenos aparelhos quase excede o total da população.
Segundo o jornal I, os portugueses gastam, em média, cerca de 20 euros por mês com o telemóvel. Os homens de classe social alta e residentes na Grande Lisboa são quem mais gasta. Por outro lado, as mulheres, os jovens, as pessoas que residem no Litoral Norte e a população de classes mais baixa tendem a ser mais poupados.
As mensagens escritas (SMS) estão entre as funcionalidades mais utilizadas a nível europeu e, nos últimos tempos, as mensagens de multimédia têm conquistado cada vez mais fãs.
Normalmente são os preços, a rede de contactos, a cobertura e falhas na assistência que levam um utilizador a mudar de operador. No entanto, a percentagem de pessoas que já mudou de rede é baixa, ficando nos 18,3%.
Um estudo realizado no Reino Unido revelou que enquanto os maiores de 75 anos confessam sentir mais falta da televisão, os jovens consideram o telemóvel indispensável. Isto deve-se também ao advento dos smartphones, cujas funcionalidades vão muito para além de fazer chamadas.
Os serviços de roaming são o que mais desagrada os utilizadores, que se queixam do elevado preço das chamadas. Assim sendo, em Portugal, as pessoas preferem enviar mensagens do que ligar para o estrangeiro.
O filósofo Marshall McLuhan considera que os meios de comunicação são uma extensão do Homem e da sua personalidade. No entanto, pode ser preocupante quando a afirmação do “eu” está dependente de um telemóvel.
E vocês, têm medo de estar sem telemóvel?
São daquelas pessoas que, ao ter a bateria no mínimo, carregam logo o telemóvel ou ficam desesperadas por arranjar um carregador a todo o custo?
Não conseguem sair de casa sem o telemóvel?
Então… não são viciados, são nomofóbicos! 😛
Nomofobia: inglês nomophobia, de no mo[bile], sem telemóvel + phobia, fobia.
Fonte:
Priberam
SAPO
Por acaso não, não tenho nenhuma dependência pelo telemóvel! Mas a culpa disso também é das Operadoras ao proporcionarem tarifários Tag, Moche e Extravaganza. Há mensagens e chamadas grátis a um preço mais ou menos acessível, então aproveita-se! 🙂
Mas se fizerem outro estudo, de certeza que há imensa gente que também tem medo de ficar sem net ou até mesmo sem acesso ao Facebook!