Bom dia.
Para já, digo, é um nome interessante.
O que é?
Como o próprio nome indica, é um vírus.
Como?
Através de um aparelho que detesto: ar condicionado.
Pois então leiam a partir daqui:
Maior vírus do mundo no ar condicionado
Um é gigante e foi chamado Mamavirus, o outro pertence a uma família desconhecida e recebeu o nome de Sputnik. Investigadores franceses descobriram dois novos vírus escondidos em amibas, provenientes dos circuitos de refrigeração de água dos sistemas de ar condicionado, de acordo com a revista britânica “Nature”.
O Mamavirus é o segundo vírus gigante descoberto. É também o maior encontrado até à data, destronando o Mimivirus. Estes vírus chegam a atingir a dimensão de bactérias e são observáveis com microscópios comuns.
Os dois gigantes estavam dissimulados em microrganismos (amibas) na água das colunas de ar condicionado.
O Sputnik foi descoberto no Mamavirus graças à potência de um microscópio electrónico. É primeiro exemplo de um vírus a infectar outro alterando o seu sistema de reprodução.
O Sputnik “faz adoecer” o seu hospedeiro gigante. Um facto suficiente para relançar o debate sobre se os vírus são ou não seres vivos.
Agora pergunto: Ainda querem saber desta porcaria de aparelho que todos nós (ou grande parte) gosta de utilizar para refrescar?
Eu tenho dois em casa… mas ouvindo, mais uma vez, falar dos pontos negativos deste.. o meu vai voltar a estar desligado sempre que estiver perto dele, garantidamente.
Fonte:
Um lequezinho refresca à mesma e é mais barato, saudável e seguro 😛
Já estou como tu…
Beijos
Dá mesmo para assar aí dentro! Não sei como suportas :S
A minha casa é consideravelmente fria, o que é super agradável nos Verões (e tenho a vantagem de estar próximo de um rio, que ameniza mais a temperatura). Já os Invernos são de tiritar o dente, mas no teu caso deve ser exactamente o contrário…
Mas sem dúvida que prefiro o frio ao calor…! 🙂