Já devem ter ouvido falar no LSD (uma droga). Hoje, estava a (re)ver Fringe, quando me deparei com mais qualquer coisa:
LSD: é o acrónimo de Lysergsäurediethylamid, palavra alemã para a dietilamida do ácido lisérgico, que é uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas.
O LSD, ou mais precisamente LSD25, é um composto cristalino, que ocorre naturalmente como resultado das reacções metabólicas do fungo Claviceps purpurea, relacionado especialmente com os alcalóides produzidos por esta cravagem.

Claviceps purpurea
O LSD foi criado em 7 de abril de 1938 pelo químico alemão Dr. Albert Hofmann nos Laboratórios Sandoz em Basel, Suíça, como parte de um grande programa de pesquisa em busca de derivados da ergolina em síntese dos derivados do ácido lisérgico para uma substância que impedisse o sangramento excessivo após parto. A descoberta dos efeitos do LSD aconteceu quando Hofmann, após manuseio contínuo do produto de uma das substâncias isoladas (a pequena quantidade de LSD absorvida pelo contato com a pele é, supostamente, o suficiente para produzir seus efeitos) viu-se obrigado a interromper o trabalho que estava realizando naquele instante devido aos sintomas alucinatórios pelos quais estava passando.
Para saberem mais sobre o LSD, podem visitar os sites que faço referência no fim.
Consequências do uso do LSD:
- Latência, de 0,5 a 3 horas
- Frio ou calor, dor de cabeça, insônia, dilatação da pupila.
- Sensações de medo e angústia
- Alterações de tempo, espaço, visual.
Para terem noção… é tão potente que doses de 20 a 50 microgramas já fazem efeito.
Fontes:
Wikipedia
Fringepedia – E01, T01
Fringe
HowStuffWorks
iiiii ah quanto tempo já vai a botânica 😛 Lembro-me no meu primeiro ando do curso ter que saber várias espécies e a Claviceps purpurea foi uma delas (a imagem típica que tinha que saber era a 12).
Se não estou em erro está espécie levou a morte a muita gente pois eram consideradas bruxas, isto porque este fungo desenvolvia-se no trigo. Trigo esse que depois era processado e a sua farinha era utilizada para fazer pão. Logo, as pessoas ao ingerirem o pão tinham algumas alucinações, o mesmo que era dizer naquela altura bruxas 😛
bjs e bom fds