A Ericsson fez um estudo durante 6 meses e concluiu o seguinte:
Os jovens da dita “Era Digital” preferem encontros físicos (cara-a-cara)… abdicando, se assim se pode dizer, das redes sociais.
Como tal, utilizam apenas as tecnologias para registar as primeiras impressões.
A análise, baseada em cerca de dois mil inquéritos a jovens com idades entre os 13 e os 17 anos, revelou uma importância crescente das SMS e do Facebook enquanto veículos de comunicação, acompanhada de um decréscimo dos meios de comunicação tradicionais, como as chamadas telefónicas – que na maioria dos casos (53%) duram menos de 4 minutos.
Embora as novas tecnologias tenham ganho um papel determinante durante a conquista, os encontros “em pessoa” são considerados o culminar de todo o processo. O recurso aos outros veículos de comunicação é encarado como um meio para atingir um objetivo: convidar a outra pessoa para um encontro, detalha a análise. Os jovens continuam, porém, a encontrar potenciais namorados cara-a-cara, acrescenta-se.
A imagem abaixo resume os passos.
Outra das particularidades apontadas, e um sinal da importância atribuída às redes sociais, é o facto de a alteração do estado (status) de relacionamento no Facebook – para “numa relação” ou “solteiro” – ser agora encarado pelos amigos como um anúncio oficial.
A troca de mensagens continua a ser a ferramenta de eleição quando não podem estar juntos presencialmente, por ser “uma ferramenta que não interfere no curso das suas vidas”. As chamadas são consideradas coisa de adultos.
Verificou-se também que a taxa de penetração dos smartphones é tão elevada entre os adolescentes de 13 anos como entre os de 17. Os mais novos mostraram, no entanto, ter muito mais interesse em ter um, nos casos em que isso ainda não acontecia.
Deixe um comentário