Li um artigo no TVNET…
Os adolescentes que vivem em meio rural são mais sedentários e passam mais horas em frente à televisão do que os adolescentes de proveniência urbana. As conclusões surgem num estudo realizado pela Universidade de Coimbra.
O coordenador do estudo explica que esta investigação apela para “uma mudança de paradigma sobre a obesidade porque a etiologia da obesidade é multifatorial“, adiantando que “até agora dava-se muita importância à fisiologia do exercício em detrimento da fisiologia do sedentarismo. Este estudo contribui para a definição de programas de intervenção na promoção de estilos de vida ativos com o objetivo de diminuir o lazer sedentário na adolescência, invertendo a tendência verificada nas últimas décadas sobretudo nos países do sul da Europa“.
O estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, avaliou a atividade física e o sedentarismo, em 500 mil adolescentes, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos, em escolas da Região Centro e foi considerado um conjunto de variáveis de estudo, nomeadamente, a maturação biológica, escalão etário, género, estatuto socioeconómico dos pais e a proveniência geográfica.
Mas acrescento aqui uma coisa… e os jovens das cidades, não andam agarrados às TVs, andam colados aos PCs…
Qual deles o pior vício?
Quero com isto dizer que os das cidades são tão ou mais sedentários que os do meio rural…
Todos os dias faço um exercício imenso para me levantar da cama…!
Depois disso não admito que me possam chamar sedentário!
Ehehehehe…
Beijinhos.
Lololol.beijinhos? Lol