Estamos a ser invadidos por chineses, lojas chinesas, e tudo o que tenha que ver com este assunto.
Vamos ao continente e vemos, a cada esquina, uma loja chinesa (ou restaurantes chineses – estes, até nem tenho nada contra).
Há pontos positivos a tirar? Talvez, mas eu, não consigo ver nada positivo na entrada destes em Portugal.
Pontos negativos? São muitos!
– Tiram lugar a muitos portugueses (àqueles que querem trabalhar);
– Por vezes, como aconteceu numa ilha do grupo central (julgo que na ilha do Faial), abriram uma Grande superfície comercial chinesa (ilegal – sem licença para lá estar)
– Vendem “barato” (já vão perceber o porquê das aspas) muita coisa que, ao vermos noutro sítio qualquer seriam muito mais caras (por vezes, de péssima qualidade – daí as conversas que se costuma dizer: Foi feito na China);
– Compram barato aos que são “concorrentes” (afinal, acho que são os chineses os concorrentes), para depois, venderem nas suas lojas mais caro! A título de exemplo, ouvi um comerciante comentar este facto, de ter visto produtos da sua loja numa chinesa e com preço 2 – 3 vezes superior.
Portanto, digo desde já que, não sou contra os chineses, aliás, devemos muito à inteligência deste povo… mas… ao ponto de, virem ganhar dinheiro para o nosso país da forma como o fazem, isso sim, sou Contra!
E mais, neste ponto, penso como o Alberto João Jardim, que é contra a entrada dos chineses na Madeira (ou que, quer controlar a entrada destes no arquipélago)!
Querem combater o DESEMPREGO em Portugal?
DÊEM trabalho aos Portugueses, não aos de fora! Sobretudo neste caso, que temos concorrência desleal!
Penso que já vamos em dez lojas de chineses na cidade…o que se calahr não sabes é que nessas lojas, no minimo, ha sempre uma empregada portuguesa…da sempre emprego aos portugueses e ao menos têm “epirito empreendedor” (embora os produtos não tenham muita qualidade,mas dá sempre para um desenrasque)…
Em parte concordo com isso, sempre é melhor do que aquela tecnologia lindaaaaaaaa, que agora está na moda nos hipermercados. As fantásticas caixas autónomas. E vamos tirar o emprego ao pessoal que se quer desenrascar.
É tecnológico, é rápido? É sim senhor, mas e o povo? A luta contra o desemprego? 😀
Falam, falam… mas o Alberto João Jardim é que sabe!
Loool, ele adora arraiais!
Confesso que tenho uma especie de preconceito contra as ditas lojas dos chineses.
Apesar de ser uma ideia completamente radical e extremamente de direita acho que deveria haver restrição de entrada de pessoas “estrangeiras” no nosso país…mas lá está, o nosso povo também vai para outros sitios à procura de melhores condições!
Beijos
Ainda hoje deu na SIC um senhor francês que comprava produtos chineses e depois ia testá-los e avisaram para as baterias falsas dos telemóveis. Algumas, estando 45 à carga acabam por explodir. Imagina que o telemóvel está perto do corpo ou mesmo originam um incêndio na casa?
Beijinhos