Este fim-de-semana assisti a um grande prémio histórico!
Foi no bonito e rápido circuito de Montreal (na ilha de Montreal)…
Os treinos foram marcados por mais uma ida ao Muro dos Campeões (nome dado a um muro onde todos – ou quase todos – os campeões do Mundo já foram bater). Desta feita, pelo jovem campeão do Mundo, Sebastian Vettel.
E pelo primeiro momento caricato dos comissários de pista (segundo 26):
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=60xB2TNP310]
O dia de Domingo começou com chuva… forte, constante e que colocou a corrida numa situação crítica. Os carros partiram todos para a corrida atrás do safety-car, por questões de segurança devido às condições da pista (que parecia uma piscina).
O circuito, por não ser permanente, não tem condições perfeitas (sem zonas para escoamento da água em caso de dilúvio). Foi o que aconteceu.
Volta 4: O safety-car voltou para a box e a corrida começou a sério.
Volta 5: Hamilton, no arranque da corrida a sério, tentou passar Mark Webber (RedBull Renault) no final da recta da meta… forçou demasiado e, lixou parte da corrida de Webber.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=3hoUwFPMpmk]
Volta 6: Hamilton (novamente)… tentou ultrapassar Schumacher, mas o melhor piloto do mundo à chuva, não deixou Hamilton passar… Hamilton errou ligeiramente e, não conseguiu a ultrapassagem ao pisar parte da relva e a zona molhada da pista. Schumacher, é claro, não facilitou, pois tinha a linha de trajectória.
Volta 8: O caso da corrida… outra vez, Hamilton! Desta feita, com o seu companheiro de equipa, Button! Recta da meta… Hamilton tentou ultrapassar Button, este forçou (apesar de dizer no final da corrida que não viu Hamilton) e, Hamilton foi bater na parede, como vemos no vídeo abaixo.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=MUGY54ZxGD8]
(quando foi Schumacher, no ano passado, com Barrichello – noutro circuito – Schumacher foi avisado por conduta perigosa, ao “apertar” Barrichello junto à parede)
E ser excluído do mundial, não? É que agora, a questão de seres negro, já não conta!
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uaqcJgLPl_g]
Umas voltas mais à frente, Button foi penalizado, por excesso de velocidade tendo em conta que o safety-car estava em pista. Levou com um drive-through.
Volta 19: Chuva fortíssima… completa troca de posições.
Volta 22: Vettel comunica com os seus mecânicos e diz que da curva 9 à 13, o carro está “undriveable”!
Volta 25: A direcção da prova decide parar a corrida, bandeira vermelha é mostrada. Chuva fortíssima. A pista parece ser um rio… sem qualquer escoamento.
Mais à frente…
Há uma comunicação via rádio… entre Button e os mecânicos… e o comentador convidado diz: “Não consegui perceber a mensagem!”
E eu digo: Porquê? Porque o outro (dito perito em F-1) estava a falar e não viu o aviso (como é habitual) de que ia passar uma mensagem.
Mais… Numa conversa entre os dois comentadores (um deles piloto – o convidado), afirmou: “Mas eles não ficam com os sapatos molhados?” (por andar na pista – quando estava parada a corrida)
Quando, no início da corrida… viam-se vários pilotos (entre eles, Button) a descalçar umas sapatas de borracha antes de entrar no carro (género das que se usam em pisos escorregadios – piscinas, por exemplo). Lá o perito, disse que são uns sapatos de borracha.
Volta 34: Novo arranque da corrida (após outro safety-car), Kobayashi (japonês) defendeu-se muitíssimo bem do ataque de Massa na recta da meta.
Volta 58: Safety-car foi chamado novamente à pista, devido a destroços do carro de Heidfeld, que na volta anterior tinha batido e “atropelado” a asa dianteira que ficou solta depois de um pequeno toque na traseira de outro piloto.
Na volta 58, podemos ver um momento caricato… em que um comissário da pista apanhou um valente susto, ora vejam o vídeo.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nc0jtr-5ihE]
Volta 59: Schumacher em 2º lugar, atrás de Vettel. Uma GRANDE corrida de Michael, a melhor desde o seu regresso.
No final, volta 70, uma luta que se julgava acabada… Massa vs. Kobayashi… em que, desta vez, o piloto da Ferrari conseguiu levar a melhor, devido à velocidade do carro:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=oGotJD4-f6o]
Final da corrida:
Vettel estava a liderar, com vantagem confortável para Button e, por isso mesmo, abrandou o ritmo. Mas, na última volta, numa das curvas, distraiu-se… perdeu o controlo do carro ao pisar um pouco de pista molhada (pneus slicks, em piso molhado = patinagem)… foi assim, Button passou e ganhou a corrida.
Qualquer um deles seria um justo vencedor. Mas, dada a situação de Button, que esteve envolvido no toque com Hamilton, com penalização por excesso de velocidade e por aí fora, uma passagem pela 21ª posição, foi um resultado BRILHANTE!
Terceiro lugar, foi para Webber, que conseguiu ultrapassar Schumacher.
Foi pena o não-pódio de Schumacher, porque fez uma corrida brilhante, a comprovar, uma vez mais, como é um GRANDE piloto à chuva! Foi pena a pista ter secado para o final, que fez com que os RedBull Renault fossem imbatíveis em piso seco (daí a vantagem de Webber em relação a Schumacher, que ainda assim, aguentou uma volta e meia o Webber).
Final de corrida… tendo em conta que a prova esteve interrompida durante 2h e meia… fica marcada como sendo a mais longa da história: 4 horas 4 minutos e 39 segundos.
Ficou então assim:
Pos | No | Driver | Team | Laps | Time/Retired | Grid | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 4 | Jenson Button | McLaren-Mercedes | 70 | 4:04:39.537 | 7 | 25 |
2 | 1 | Sebastian Vettel | RBR-Renault | 70 | +2.7 secs | 1 | 18 |
3 | 2 | Mark Webber | RBR-Renault | 70 | +13.8 secs | 4 | 15 |
4 | 7 | Michael Schumacher | Mercedes | 70 | +14.2 secs | 8 | 12 |
5 | 10 | Vitaly Petrov | Renault | 70 | +20.3 secs | 10 | 10 |
6 | 6 | Felipe Massa | Ferrari | 70 | +33.2 secs | 3 | 8 |
7 | 16 | Kamui Kobayashi | Sauber-Ferrari | 70 | +33.2 secs | 13 | 6 |
8 | 19 | Jaime Alguersuari | STR-Ferrari | 70 | +35.9 secs | 18 | 4 |
9 | 11 | Rubens Barrichello | Williams-Cosworth | 70 | +45.1 secs | 16 | 2 |
10 | 18 | Sebastien Buemi | STR-Ferrari | 70 | +47.0 secs | 15 | 1 |
Fonte:
Formula1.com
Deixe um comentário