Mais uma curiosidade, com o nome HowStuffWorks.
Provavelmente nunca ouviram falar do FlatWire. Pois bem, aqui fica a explicação.

O FlatWire é tão fino quanto uma folha de papel
Quando vamos a uma loja qualquer para comprar qualquer equipamento electrónico, ao voltarmos para casa temos uma pequena (por vezes grande) dor de cabeça: esconder ao máximo os fios.
Por vezes arranjamos calhas e fazemos furos na parede para esconder os cabos e tal… ou seja, é sempre trabalho a dobrar.
Com o FlatWire já não há fios nem cabos à vista!
A empresa é a Southwire. Ela é especialista em criar fios e cabos finos e chatos que você pode colar na parede e até pintar ou cobrir com algum material para disfarçar. Depois instalado o FlatWire, você tem aquele visual limpo de cabos que vê nos anúncios. Atualmente, a Southwire oferece vários tipos de FlatWire para áudio, vídeo e soluções cabeadas de baixa voltagem. Os FlatWires do futuro vão incluir uma fiação para a corrente alternativa de 120 volts, cabos HDMI e cabo emulador cat-6. Todos os produtos são flexíveis e são tão finos quanto uma folha de papel.

Tiras de cobre cobertas por um filme plástico
O FlatWire vem em vários tipos diferentes. O fio do alto-falante e de produtos de baixa voltagem parece um par de tiras de cobre envolvidas por um filme transparente. Os FlatWire para outros produtos têm tiras de cobre mais estreitas envolvidas pelo filme. Dependendo da função do fio, pode haver uma, duas ou três bandas separadas de cobre. Essas bandas de cobre estreitas não são folhas retas de cobre num filme – elas parecem ondas ou uma série de picos e vales.
Como podem ver pela imagem acima, o fio é, obviamente, de cobre, que permite que haja a condução da corrente eléctrica através deste. Ou seja:
Cobre + Fluxo de Electrões = Electricidade
É esta a fórmula essencial!
Mas, olhando novamente para aquelas folhas/tiras de cobre, perguntam como é possível estas estarem todas unidas, quando supostamente, são todas individuais?
É simples, têm uma camada adesiva (dieléctrico – não conduz mas suporta a campos electrostáticos), que faz essa separação entre cada tira de cobre.
O número de camadas em cada tira de cobre depende do propósito do FlatWire. Já que é possivel criar um FlatWire multipropósito que possa atender a múltiplas necessidades, a Southwire decidiu designar fios específicos para usos específicos. A empresa fez isso para tornar a instalação mais fácil e segura para o consumidor médio – há um pequena chance de o consumidor danificar seu equipamento elétrico ou se machucar.
O FlatWire 120 VAC teria cinco camadas. Pense nas camadas como um sanduíche. A camada central é a camada quente. Esta é a camada que carrega os elétrons da fonte de energia para o dispositivo. As camadas dos dois lados da banda central de cobre são camadas neutras. Elas fornecem aos elétrons uma trilha normal para fora do dispositivo. As camadas mais externas são fios-terra. O fio-terra previne que dispositivos eletrônicos com caixas de metal atraiam choque – o fio-terra conecta o exterior de metal do dispositivo em uma ponta e o terra em outra.

Esquema de montagem

Após a instalação pode pintar
A Southwire afirma que o consumidor médio pode instalar o FlatWire sem a necessidade de ferramentas ou treinamento especiais. Eis o que você precisa para instalar o FlatWire:
* Um marcador
* Um adesivo em spray
* Um rodo de plástico
* Uma furadeira ou uma chave de fenda elétrica
* Tesoura
* Um grampo, se instalando qualquer FlatWire que exija conectores sob medida
* Fita telada (tipo tapa-trinca) e algum composto para disfarce (massa corrida)
* Lixa
* Tinta
E, finalmente, em termos de segurança?
Não há problemas, segundo a empresa que inventou… e, tal como referi acima, as camadas de cobre são protegidas com uma fita isolante, que faz com que seja seguro tocar num “cabo” destes.
Ou seja, se realmente for assim… é bem possível que seja o futuro para a nossa dor de cabeça quando compramos um equipamento lá para nossa casa!
Podem ver o artigo (e muitos outros) por aqui.
Por acaso uma invenção bem útil!