Estão na moda as Fake News (ou Notícias Falsas). A moda começou, sobretudo, nas redes sociais (Facebook, Twitter, Whatsapp). As empresas estão a tentar combater estas “notícias”, mas sem efeito… Acabam por tornar-se virais, a movimentar milhares e milhares partilhas. É preocupante!
Esta semana foi mais uma: Michael J. Fox supostamente tinha morrido. E foi o próprio a anunciar no Twitter que tal boato era falso!
Arranjam sempre temas que possam causar impacto para que as pessoas simplesmente leiam os títulos e partilhem de imediato. Claro está, depois o resto acabamos por ver, tudo espalhado rapidamente e assim cria-se o boato.
Na passada semana, notícias falsas no Whatsapp mataram 20 pessoas! Acusações falsas na plataforma levaram a que 20 pessoas fossem linchadas na rua por supostos abusos em crianças! Uma das medidas foi a redução do número de encaminhamentos de mensagens para evitar uma propagação rápida por cada utilizador.
Com isto tudo, quem fica a ganhar com isto tudo são aqueles que criaram as fake news! Porquê? Porque lucram com o tráfego gerado no site do criador, através de publicidade. Assim, torna-se ainda mais complicado…
Na origem da vitória de Donald Trump nas eleições americanas poderá ter estado a influência russa e as fake news.
Algumas dicas para detectarem notícias falsas:
- Tenham em atenção os links que vos enviam ou que vos aparece no computador/telemóvel. Se não conhece o link, é provável que seja suspeito e possa ter sido criado para criar este tipo de conteúdo;
- Não ler apenas o título. Os títulos “A personalidade X morreu!”, “A mulher aparece nua!”, “A personalidade X como nunca viu!”… são apenas títulos para clickbait (caça-ao-clique), para abrirmos o link e começarem a lucrar com as nossas visitas;
- Conhece o autor? É credível? Caso contrário, ignore!
- Com erros ortográficos também devemos suspeitar;
- Ficou na dúvida com um título? Pesquise nas páginas principais a nível mundial de notícias para perceber se também falam do assunto. Se não se vir nada nos motores de busca, é provável que seja uma fake new!
Todo o cuidado é pouco!
É preciso acabar com este flagelo! 🙂
Deixe uma resposta