Encontrei esta notícia aqui e decidi vasculhar para ver o trabalho deste fotógrafo.
Foi confirmada na segunda-feira a autoria dos negativos perdidos do pai da fotografia americana, desparecidos desde 1937.

Ansel Adams
Há dez anos, o norte-americano Rick Norsigian comprou, por 45 dólares (cerca de 35 euros), duas pequenas caixas embrulhadas em jornais antigos, datados de 1042 e 1943.
Mal sabia o pintor que os 65 negativos em placas de acrílico contidos nas caixas, que adquiriu numa venda de garagem em Los Angeles, EUA, eram na verdade os originais perdidos de Ansel Adams, o cronista da paisagem e do quotidiano norte-americano do início do século XX que, pela sua obra enciclopédica e pelo retrato assombrado do Oeste americano, é hoje tido como o pai da fotografia nos EUA.
Foi o especialista em arte Robert Moeller que confirmou, na segunda-feira, a autoria das imagens, cujo valor ascende aos 200 milhões de dólares (153 milhões de euros). Esta conclusão foi alcançada após mais de um ano e meio de estudos.
Ainda assim, mais importante do que o inacreditável golpe de sorte de Rick Norsigian, é o facto de, não fossem estas as fotos “perdidas” de Ansel Adams, o paradeiro dos negativos ser desconhecido, julgando-se até que tivessem sido destruídos no incêndio que deflagrou no laboratório do fotógrafo em 1937.
Ansel Adams morreu em 1983, de ataque cardíaco. Em vida, para além do extenso catálogo fotográfico que desenvolveu e do papel fundador que teve na fotografia americana, foi eleito, em 1966, membro da Academia Americana de Artes e Ciências (órgão de pesquisa e desenvolvimento no domínio das artes e tecnologia) e recebeu em 1980 a Presidential Medal of Freedom, o mais alto galardão civil americano.
Aqui ficam umas fotos. 🙂





Podem ver mais aqui.
Deixe um comentário