Pelo menos 11 portugueses estavam a bordo do navio de cruzeiro “Costa Concórdia”, que ontem encalhou junto à ilha italiana de Giglio. A açoriana Graça Moniz, professora e animadora na Rádio Atlântida, acompanhada pelo marido Rui Almeida, antigo director de comunicação do Santa Clara, estavam em lua de mel, no cruzeiro, que embateu num banco de areia.


A bordo do navio seguiam mais de quatro mil pessoas, incluindo passageiros e membros da tripulação. O acidente, que ocorreu à hora do jantar, provocou três mortos e estão desaparecidas 69 pessoas.
Para Rui Almeida, esta é uma das situações que “não se espera viver em toda a vida”. Em entrevista à Atlântida, explica como tudo aconteceu. Os passageiros estavam a jantar a bordo do navio quando sentiram um “estrondo”, devido ao embate do navio num banco de areia, causando de imediato uma quebra eléctrica em todo o navio.
De acordo ainda com Rui Almeida, o “sentimento de impotência foi generalizado”. A partir daí, explica, ”foram tomados os procedimentos normais” até à evacuação do cruzeiro “Costa Concórdia”. No entanto, havia passageiros que não escondiam o seu pânico e que esta era uma “situação absolutamente limite para a sua capacidade de resistência”.
Por sua vez, Graça Moniz, residente no concelho de Lagoa, na ilha de São Miguel, não esconde que “foi um susto de todo o tamanho”, apesar de ter tentado manter sempre a calma. Animadora na Rádio Atlântida, Graça Moniz refere que foi um momento que parecia que “nunca iria acabar e não iria acabar bem”.
Rui Almeida e Graça Moniz estão bem de saúde e regressam, em breve, a Portugal.
A bordo do navio seguiam 4.231 pessoas, incluindo passageiros e membros da tripulação. As nacionalidades conhecidas são portuguesa, italiana, alemã e francesa.
O “Costa Concordia” partiu de Savona e tinha escalas previstas em Civitavecchia, Palermo, Cagliari, Palma de Maiorca, Barcelona e Marselha.
Fonte:
RTP (reportagem/entrevista aos dois jornalistas)
Rádio Atlântida
Triste figura a deste casal com evidente aproveitamento da tragédia onde há mortes a lamentar. Chegada triunfal ao aeroporto com sorrisos para os jornalistas e entrevistas a revistas cor-de-rosa. Lamentável