A Acácia (Acacia) é um antigo nome para um grupo de leguminosas (mesma família do feijão, soja, ervilha, amendoim e etc.) que foi recentemente dividido em cinco novos gêneros. Dois destes: Senegalia e Vachellia são os únicos com ocorrência registrada para o Brasil. Senegalia é o mais numeroso, com cerca de 52 espécies no Brasil (Morim & Barros 2010), enquanto Vachellia possui apenas duas espécies, uma delas antigamente tratada por Acacia farnesiana, de ampla distribuição pelo mundo, mas provavelmente originária da América tropical.
Mas isto não é o que importa… é apenas um pouco mais informação.
O que me chamou a atenção foi ontem, ao ver um documentário na TV (conforme este post), foi mais uma excelente forma de defesa, desta feita, da Acácia.
Ora, num ambiente selvagem, se assim se pode chamar, cada um luta por si… e, no caso dos antílopes, as árvores são, muitas das vezes, as vítimas: o caso da acácia
E como é que esta “simples” árvore se tornou uma Assassina Profissional?
Os antílopes comem as folhas. A árvore liberta de etileno gasoso através dos poros de suas folhas (que, por ser leve, é facilmente levada para as outras acácias).
O que é que acontecem após o etileno ser libertado? As acácias começam a produzir Tanino nas suas folhas, na quantidade suficiente para matar os antílopes.
Como foi descoberta esta situação?
Wouter van Hoven (professor na universidade de Pretória), descobriu o fenómeno em 1990 enquanto estudava a morte de quase 3.000 antílopes sul-africanos. van Hoven deu-se conta que as girafas evitavam as acácias quando se aproximavam delas na direção do vento e só mordiscavam levemente as suas folhas, enquanto os antílopes viam-se obrigados a comer as folhas baixas de qualquer árvore que pudessem alcançar. Isto fazia com que as doses de veneno se fossem acumulando até provocar a morte dos animais em poucos dias.
Os carvalhos também respondem de uma forma muito similar ao ataque das lagartas. Estas árvores quando são atacadas por lagartas aumentam de forma considerável a dose de tanino em suas folhas, matando a maioria das larvas.
Fontes:
Odisseia
Portal das Curiosidades
Deixe um comentário